Castro de Lanhoso
Povoado da Idade do Ferro (I Milénio a.C. - Séc. IV d.C.), um arqueossítio de grande interesse que foi objeto de sucessivas intervenções. É composto por ruínas de habitações castrejas situadas no sopé norte do monte em que se ergue o Castelo de Lanhoso, hoje em dia reconstruídas e bem conservadas. De entre os achados encontrados, destaca-se o conjunto de 3 torques em ouro (Joias Aureas Arcaicas – objetos distintivos de chefes militares) trabalhados com aplicações em filigrana, fazendo antecipar em mais de 3 mil anos a arte local de trabalhar o ouro. O mais significativo achado terá sido o Capacete Céltico, espécie notável e único em Portugal, cuja dimensão ser-lhe-ia reconhecida em 1992, quando foi selecionado para representar Portugal na Exposição Universal de Sevilha.
Contactos
Rua João Carvalho, 155
4830-513,Póvoa de Lanhoso
- tel:223321112223321112
- email: [email protected]
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- Visitável (sem guia)
- True
Características
Monumentos perto de Castro de Lanhoso
Calçada do Século XVIII
Acesso pedonal a uma calçada do século dezoito que mantém as suas características originais.
Castelo de Póvoa de Lanhoso
Construção de proteção militar encontra-se localizada num local montanhoso com uma impressionante vista panorâmica. Os vestígios de diversos tipos de construçã…
Santuário da Nossa Senhora do Pilar
Capela situada junto do Castelo de Lanhoso, composto por cinco capelas de via sacra, representando alguns passos do drama de gólgota. A imagem da Santa tem ori…