Castro de Pedrário
O castro do Pedrário situa-se numa elevação proeminente que domina um ampla área para Norte, até às faldas do Larouco. Abrange ainda parte do Vale do rio Assureira que corre a Norte, desde Solveira a Vilar de Perdizes.
Ergue-se a uma altitude de aproximadamente mil metros, com uma área de cerca de 300 metros quadrados e situa-se nas proximidades do Lugar de Pedrário, que lhe deu o nome.
Construído durante a Idade do Ferro, o povoado era arquitectado por um complexo sistema de fortificações, nomeadamente por duas linhas de muralha, com cerca de 2/3 metros de espessura, tem paramento duplo preenchido no interior com material pétreo de reduzidas dimensões. As muralhas, actualmente em derrube parcial, ligam os dois extremos graníticos, com orientação SO/NE e foram reforçadas por um terceiro muro dos lados Oeste e Este. No recinto intra mural são visíveis vestígios de estruturas de planta predominantemente circular, característica inerente neste tipo de povoados proto-históricos. As intervenções arqueológicas conduzidas neste arqueossítio permitiram recolher diverso espólio essencialmente constituído por fragmentos de cerâmica manual e torneada atribuível à Idade do Ferro, bem como alguns vestígios de escória de bronze e de ferro.
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Castro de Pedrário
Forno do Povo de Pedrário
Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…
Mamoa de Cabanas
Mamoa com cerca de 8,5 metros de diâmetro máximo, apresenta restos de couraça lítica e o tumuli razoavelmente visível, resultado da grande depressão central. D…