Ponte de Mértola sobre o Guadiana/Ponte Branca
Desde a Antiguidade Tardia que esta imponente estrutura defensiva permitia proteger a zona portuária da Porta da Ribeira, sobretudo os locais onde acostavam e eram reparadas as embarcações que faziam a carreira fluvial ou que provinham de rotas de longo curso. Este monumento, devido à sua sólida construção, tem resistido à pressão devastadora das águas do rio, mantendo solidamente implantada uma torre ligada por uma sequência de seis arcos às antigas muralhas da cidade. Ao nível das águas são visíveis marcas de amarração de uma estrutura em madeira que parece ter tido como objetivo facilitar a acostagem de barcos de maiores dimensões. Além de permitir o acesso à água sem se abandonar a proteção das ameias, este prolongamento da muralha não só defendia a zona do porto, como controlava os movimentos de uma corrente de ferro que naquele local, atravessando o rio, impedia a passagem de embarcações hostis.
Contactos
Mértola
7750-301,Mértola
- Estacionamento exterior fácil
- Pontes históricas
- True
Características
Monumentos perto de Ponte de Mértola sobre o Guadiana/Ponte Branca
Cruzeiros de São Miguel do Pinheiro
Conjunto homogéneo de cruzeiros do século XVIII, com formas barrocas.
Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Conceição de Corte do Pinto
Nesta igreja o destaque vai para o desenho e imponência do portal principal.
Azenhas do Guadiana
As azenhas aproveitavam, no passado, a corrente do Guadiana para transformar o cereal em farinha. Nos dias de hoje, as azenhas são locais de lazer.
Canais do Rio Guadiana
Os canais foram usados, no Guadiana, para capturar peixe. No concelho de Mértola existem as últimas armadilhas deste tipo, que saíram de uso, onde se desviam o…
Igreja da Misericórdia – Núcleo de Arte Sacra
Templo manuelino, maneirista e protobarroco. Sobressai o portal maneirista adornado com filacteras e enrolamentos. Neste espaço está instalado o núcleo museoló…