Torre do Relógio de Mértola
É provável que a Torre do Relógio tenha sido erguida em finais do século XVI ou inícios do Século XVII, no contexto da reorganização da zona urbana da Praça do Município. Esta edificação foi erguida na proximidade de um conjunto de construções representativas do poder político, administrativo, judicial e económico e reaproveitando um antigo torreão da muralha, passou a marcar o limite da Praça do Município e a assumir-se como um dos elementos emblemáticos de Mértola. Em 1896 o relógio primitivo é substituído por outro mais recente que vai continuar a marca o tempo da Vila Velha até aos nossos dias.
- Estacionamento exterior difícil
- Torres
- True
Características
Monumentos perto de Torre do Relógio de Mértola
Azenhas do Guadiana
As azenhas aproveitavam, no passado, a corrente do Guadiana para transformar o cereal em farinha. Nos dias de hoje, as azenhas são locais de lazer.
Capela de Nossa Senhora das Neves
Capela com cobertura em cúpula. A fachada principal está voltada a Sul, e apresenta portal simples de cantaria, com janela retangular.
Capela do Senhor do Calvário
Capela de planta centralizada com desenho erudito. A capela-mor apresenta arco de volta perfeita e o altar tem camarim envidraçado, onde estão as imagens de Se…
Castelo de Mértola
Castelo de arquitetura românica e gótica, com torres quadrangulares. A torre de menagem está sobre a encosta mais alcantilada. Das portas medievais, somente se…
Centro Histórico de Mértola
Esta Vila pitoresca, com casas tradicionais e um património construído relevante, configura-lhe o estatuto de "Vila Museu". A intensa atividade arqueológica pô…