Castelo de Ranhados
Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1977, o Castelo de Ranhados situa-se num cabeço sobranceiro à povoação do mesmo nome, a cerca de 838 metros de altitude, onde testemunhos arqueológicos atestam ter existido um castro proto-histórico posteriormente romanizado. A sua construção remonta ao reinado de D. Dinis, quando este outorgou Carta de Foral à povoação (1286) com vista a incentivar o seu povoamento e defesa. Em finais do século XIV, estas terras foram doadas a dois irmãos Távoras, pelo que alguns autores defendem que tenha sido construído neste período, pela simplicidade do projeto e aparente ausência de torre de menagem. Sem envolvimento conhecido nos principais episódios militares da época, a povoação e seu castelo entraram em progressiva decadência, o que levou à extinção do concelho de Ranhados e à sua integração no concelho de Meda, em 1836. A partir da extinção das ordens religiosas, a praça de armas passou a ser utilizada como cemitério, função que conserva até hoje.
- Estacionamento exterior fácil
- Castelos e fortes
- Visitável (sem guia)
- True
Características
Monumentos perto de Castelo de Ranhados
Capela de Nossa Senhora de Lourdes / Capela de São João Baptista
Quinta barroca constituída por uma casa residencial e por uma capela integrada na fachada. Foi construída em 1748 por ordem de Manuel de Seixas Moutinho. Apres…
Igreja Matriz de Longroiva / Igreja de Nossa Senhora do Torrão
Igreja construída no século XV, onde se destaca o teto da capela-mor, em caixotões com painéis sacros policromos, e o retábulo em talha dourada.
Fonte Nova em Ranhados
Fonte manuelina construída no século XVI, com uma planta retangular, contrafortes dos lados e um pináculo no cimo. No vão de volta perfeita, destaca-se um escu…
Pelourinho de Ranhados
Declarado Monumento Nacional em 1915, este pelourinho manuelino, do tipo tabuleiro, é constituído por uma base circular com três degraus, um fuste em forma de …