Sítio Arqueológico do Vale do Mouro
Alvo de várias campanhas arqueológicas, o sítio de Vale do Mouro revelou um povoamento neolítico com sete mil anos e uma surpreendente aldeia romana, quando se pensava que o local teria sido apenas ocupado nos séculos III e IV depois de Cristo. Do período neolítico, foram encontrados materiais em sílica e lascas de quartzo, enquanto na zona do balneário romano se descobriram um painel de mosaico, um achado único em regiões interiores de Portugal, e um tesouro de cerca de 5 mil moedas. O Centro Sociocultural da Coriscada acolhe uma exposição permanente dedicada a este sítio, cuja total importância ainda está por revelar.
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Sítio Arqueológico do Vale do Mouro
Capela de Nossa Senhora de Lourdes / Capela de São João Baptista
Quinta barroca constituída por uma casa residencial e por uma capela integrada na fachada. Foi construída em 1748 por ordem de Manuel de Seixas Moutinho. Apres…
Fonte do Chão da Cruz
Fonte de mergulho barroca, provavelmente construída no final do século XVIII. É constituída por uma planta retangular e uma cobertura em laje, formando uma abó…
Fonte Zarelha
Fonte de mergulho barroca, provavelmente construída no século XVIII. É constituída por um tanque retangular com cobertura em lajes, formando uma abóbada de ber…
Igreja Matriz da Coriscada / Igreja de Santo António
Solar tardo-barroco que se acredita ter sido construído em 1759, sofrendo depois remodelações no século XXI. Apresenta uma planta regular em U e em L no segund…