Castelo de Longroiva
O castelo medieval de Longroiva constitui um dos mais importantes exemplares da arquitetura militar templária da Beira Interior e um dos melhores testemunhos de castelo românico na região. Construído sobre um suposto castro pré-romano, erguido entre os séculos IV e II a.C., a sua construção coincidirá com um expressivo surto de povoamento na região, em inícios do século XII, tendo pertencido à Ordem do Templo e à Ordem de Cristo. No século XVIII, com a progressiva perda de importância da povoação, já se documenta a progressiva ruína do castelo e, no século XIX, o castelo passou a servir como fornecimento de pedra para construção e o interior do castelo foi transformado em cemitério, utilização que ainda hoje conserva. No século XX, as investigações ali efetuadas revelaram algumas das estruturas originais, como a cisterna, e os trabalhos de conservação permitiram que ainda subsistam partes das muralhas e a Torre de Menagem, que terá sido uma das primeiras a ser edificada em Portugal, segundo epígrafe datada de 1174.
- Estacionamento exterior fácil
- Castelos e fortes
- Visitável (sem guia)
- True
Características
Monumentos perto de Castelo de Longroiva
Capela de Nossa Senhora de Lourdes / Capela de São João Baptista
Quinta barroca constituída por uma casa residencial e por uma capela integrada na fachada. Foi construída em 1748 por ordem de Manuel de Seixas Moutinho. Apres…
Igreja Matriz de Longroiva / Igreja de Nossa Senhora do Torrão
Igreja construída no século XV, onde se destaca o teto da capela-mor, em caixotões com painéis sacros policromos, e o retábulo em talha dourada.
Fonte da Concelha
Fonte rústica, provavelmente construída no século XVI, composta por uma planta retangular com cobertura em forma de tronco de pirâmide, encimada por uma esfera…
Pelourinho de Longroiva
Pelourinho manuelino, do tipo heráldico, composto por três degraus octogonais, um fuste octogonal e, a rematar, um volume paralelepipédico que ostenta as armas…