Lajes do Pico

Lajes do Pico é um dos três municípios que constituem a Ilha do Pico. Foi a sul da atual vila que se terá dado, antes de 1460, o desembarque de Fernando Álvares Evangelho e, posteriormente, dos restantes exploradores iniciais da ilha. Em termos económicos, os lajenses começaram por desenvolver a cultura do trigo e do pastel e, posteriormente, da vinha. A partir do século XVIII, erupções, sismos, ciclones e outros fenómenos naturais destruíram colheitas e obrigaram os locais a procurarem outras atividades. Foi no mar que os lajenses foram buscar esses meios de subsistência, através da caça à baleia. Extinta na década de 80 do século XX, os locais de transformação de óleos e farinhas de baleia, como a fábrica SIBIL, deram lugar a espaços museológicos e de interpretação desta forma de viver.

O que fazer em Lajes do Pico

Onde Comer em Lajes do Pico

Onde dormir em Lajes do Pico

Aldeia da Fonte
Aldeia da Fonte

4 estrelas

Todo o aldeamento está perfeitamente integrado na paisagem, a fazer lembrar uma pequena aldeia de casas construídas em pedra vulcânica. O mar fica ao lado da p…

L' Escale de l'Atlantic
L' Escale de l'Atlantic

Este é o cenário ideal para quem procura sossego e tranquilidade. Da varanda dos quartos, decorados de forma peculiar, avista-se o vasto oceano Atlântico, a il…

Whale'Come ao Pico
Whale'Come ao Pico

2 estrelas

Hotel pertencente à empresa de animação turística Espaço Talassa, situando-se ao lado da Base de Observação de Cetáceos dos Açores e do Museu dos Baleeiros das…

Perto de Lajes do Pico

São Roque do Pico

São Roque do Pico


Segundo concelho a ser criado na “Ilha Montanha”, São Roque recebeu foral, em 1542, das mãos de D. João III. Os constantes fenómenos naturais e a pou…

Madalena

Madalena


O crescimento e dinamismo que a Madalena denota face aos restantes concelhos da Ilha do Pico é fruto, sobretudo, dos eixos comunicacionais: alberga o…