Museu Epigráfico Egitaniense
Idanha-a-Velha ergue-se onde foi edificada a gloriosa cidade de Egitânia, inúmeras vezes invadida e saqueada. Aqui encontramos vestígios da Pré-História, dos Celtas, do Classicismo Romano, dos Suevos, dos Visigodos, dos Árabes, da Idade Média Portuguesa e construções do período Manuelino. O Museu Epigráfico Egitaniense insere-se na Sé Catedral da localidade, primitivamente construída sobre um templo paleocristão, sendo a primeira Catedral Visigótica edificada na Península Ibérica. No seu interior, podemos observar a maior coleção de epigrafia Romana da Europa, alguma vez encontrada num só lugar. Outra parte deste espólio faz parte das coleções do Museu Tavares Proença Júnior (Castelo Branco) e Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia (Lisboa).
Contactos
Rua do Lagar
6060-041,Idanha-a-Nova
- Estacionamento exterior fácil
- Museus
Características
Cultura perto de Museu Epigráfico Egitaniense
Arquivo Municipal de Idanha-a-Nova
Arquivo localizado num antigo palheiro e armazém de carvão, onde poderá consultar uma vasta documentação.
Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova
Espaço amplo e moderno, constituído por salas de leitura, sala audiovisual, sala polivalente, sala da hora do conto e um espaço multimédia.
Centro Cultural Raiano
Espaço amplo com um bonito jardim interior, composto por uma sala de exposições, um auditório, uma sala de cinema, um arquivo, uma sala multimédia e um laborat…
Fórum Cultural de Idanha-a-Nova
Antigo lagar restaurado, onde atualmente existe um auditório com uma lareira no centro e duas salas de exposições.