Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Aveiro
Subenshi Aveiro
- restauração
Rua Carlos Aleluia, 29, Loja 17
3810-077, Aveiro
Localizado no canal do Cojo, no centro de Aveiro, este espaço requintado e inovador serve ótimo sushi. Destaque para um dos seus três aquários, o maior aquário da europa dentro de um restaurante.
Cais do Pescado
- restauração
Cais dos Mercantéis, 5
3800-226, Aveiro
Localizado em Aveiro, este restaurante aposta na frescura do peixe, como o bacalhau, as enguias e o marisco, que dão origem a pratos regionais.
Museu de Aveiro / Santa Joana
- património
Avenida de Santa Joana
3810-329, Aveiro
O Museu de Aveiro (também conhecido como Museu de Santa Joana) está instalado no antigo Convento de Jesus, fundado em 1464 por Dom Brites Leitoa. Durante os finais do século XVI, século XVII e XVIII, sofreu inúmeras intervenções, desde a construção do claustro, à reforma do coro-baixo e realização do túmulo de Santa Joana, bem como ao revestimento a talha dourada e azulejos historiados da capela-mor e corpo da igreja. Por força do Decreto datado de 1834 (extinção das Ordens religiosas) é extinto o convento que passa a funcionar como colégio até 1910. Em 1911 é destinado a Museu. Sofre …
Teatro Aveirense
- arte
Rua de Belém Pará
3810-066, Aveiro
Em 1855-1858 teve início a construção do Teatro Aveirense, projeto de Araújo e Silva. O edifício só ficaria concluído em 1878-1881, tendo sido inaugurado pela Companhia do Teatro Dona Maria II. Em 1912 tiveram início as sessões de animatógrafo. Mais tarde, em 1947-1949, o espaço foi reconstruído e inaugurado, tendo sido projetado por Ernesto Korrodi e pelo Engenheiro Von Haff. Verdadeiro ex-líbris da cidade de Aveiro, esta sala foi palco de um vasto leque de espetáculos. Por aqui passaram Ney Matogrosso, Maria Bethânia e Vicente Amigo. Foi também o espaço escolhido para os saraus académicos da Universidade de Aveiro.
Toca do Bacalhau
- restauração
Rua Conselheiro Luís Magalhães, 46-A
3800-137, Aveiro
O nome não engana, aqui, a especialidade são os pratos confecionados com o fiel amigo, o bacalhau.
Salpoente
- restauração
Canal de São Roque, 82-83
3800-256, Aveiro
Dos dois armazéns de recolha e venda de sal ficou a traça antiga, a conferir personalidade ao espaço. Tudo o resto é moderno e sofisticado. A cozinha está ancorada na mesma premissa, baseia-se em produtos endógenos e apresenta-os em variações criativas, pela mão do chefe Duarte Eira. É o caso das várias opções de bacalhau, literalmente fiel amigo do Salpoente: com gambas, confitado, contemporâneo, com crosta de broa ou com risotto de sapateira qualquer versão é apetecível. Como alternativa apresenta-se o arroz caldoso de peixes com gambas e coentros, ou o costeletão grelhado na chapa. A garrafeira acompanha a mesa, …
O Moliceiro
- restauração
Largo do Rossio, 6
3800-246, Aveiro
Neste restaurante onde a especialidade é o peixe fresco, a refeição inicia-se com enguias de escabeche (por encomenda) ou espetadinhas de mexilhão. Para continuar com com diversas opções, como a caldeirada de enguias, a grelhada de peixe misto, o arroz de peixe ou de tamboril. Para os apreciadores de carne há também boas propostas, como o cabrito assado no forno ao domingo (ou por encomenda), e a vitela assada no forno.
As Américas - Hotel Art Nouveau & Design
- hotéis
Rua Engenheiro Von Hafe, 20
3800-176, Aveiro
A Arte Nova e o design unem-se num espaço singular em Aveiro. Na verdade, o edifício deste hotel é conhecido por todos, não pela sua localização, mesmo no centro da cidade, mas pela sua arquitetura Arte Nova. Um novo bloco, de linhas contemporâneas, foi entretanto acrescentado, possibilitando assim ambientes diferentes a quem o visita. O hotel dispõe de 70 quartos, todos modernamente decorados.
Museu Arte Nova
- património
Rua Doutor Barbosa Magalhães, 9-11
3800-119, Aveiro
O Museu Arte Nova de Aveiro, sedeado num dos imóveis mais emblemáticos entre o património desta corrente artística, é o centro interpretativo da extensa rede de motivos Arte Nova disseminados por toda a cidade de Aveiro. Mais do que repor o ambiente ornamental de uma habitação Arte Nova, este núcleo museológico trata a Arte Nova como argumento didáctico, pretendendo levar o visitante a reflectir sobre os pressupostos da revolução estética que este movimento proporcionou, e melhor compreender os seus reflexos que ainda se manifestam na atualidade.