Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela
Templo românico fundado pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, único exemplar de igreja monástica no atual concelho de Cinfães. Apresenta na fachada um portal com três arquivoltas e capitéis decorados com motivos zoomórficos e tímpano decorado. Na fachada sul existem dois portais com motivos românicos. No interior o destaque vai para a quantidade de túmulos com arcos. Realce ainda para os motivos decorativos dos arcos, capitéis, cintas e cachorrada. Do edifício monástico nada resta, embora o corpo da Igreja conserve a estrutura iniciada no século XII. No interior, destaca-se a imagem de uma Virgem do Leite, obra da Flandres do século XV.
- Estacionamento exterior fácil
- Igrejas, capelas e ermidas
- Visitável (sem guia)
- True
Características
Monumentos perto de Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela
Cruzeiro de Boassas
Pelourinho com três degraus, base quadrangular com alguns detalhes, tronco simples e uma cruz a rematar.
Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão
Templo românico-gótico onde sobressaem as cantarias lavradas dos portais, do arco triunfal e da fresta de iluminação da cabeceira. Nos altares laterais do arco…
Igreja de São Cristovão de Nogueira
Profundamente alterada na Idade Moderna, a Igreja de São Cristóvão, do extinto concelho de Nogueira, é estruturalmente uma edificação medieval, do românico tar…
Igreja Matriz de Cinfães/ Igreja de São João Baptista
Localizada na zona mais antiga da vila, esta igreja, datada do século XVIII, apresenta uma planta cruciforme e os topos rematados por duas capelas. Na capela l…