Santuário do Senhor do Monte
A origem deste Santuário remonta aos inícios do século XIX quando foi erigido, no sítio de Seixas da Pena, um cruzeiro dedicado ao Bom Jesus do Monte Senhor dos Perdidos. Por se encontrar junto ao caminho por onde passavam muitos almocreves que asseguravam a rota comercial entre Ribeira de Oura e a zona do Barroso, perante as dificuldades do caminho e com medo de serem atacados por feras ou ladrões, muitos recorriam à protecção divina. Cresceu a fé e com ela as esmolas, de tal forma que em 1821 se iniciou a construção da Igreja do Senhor do Monte e no ano seguinte começou a realizar-se a Festa do Bom Jesus do Monte Senhor dos Aflitos, então agregada à Festa de S. Tiago. Actualmente, a Festa do Senhor do Monte, que anualmente se realiza no último fim-de-semana do mês de Julho, é uma das mais importantes festas religiosas do concelho de Boticas.
- Estacionamento exterior fácil
- Igrejas, capelas e ermidas
- True
Características
Monumentos perto de Santuário do Senhor do Monte
Canastro em Granito de Valdegas
Canastro em granito utilizado para armazenar e secar as espigas do milho. É um exemplar único pela sua construção em pedra e o ripado horizontal.
Casa do Cruzeiro
Casa de lavoura de grandes dimensões, onde outrora habitou o Morgado de Covas do Barroso.
Eira, Canastro e Relógio de Sol
Eira lajeada onde foi erigido um imponente canastro em granito e ripado de madeira, utilizado para armazenar e secar as espigas de milho, e um relógio de sol, …
Igreja Paroquial de Pinho
A Igreja Paroquial de Pinho, dedicada a Santa Marta, está implantada no centro da aldeia de Pinho. É um templo em granito, restaurado no século XVIII, ladeado …