Castro Côto dos Corvos
O povoado fortificado característico da Idade do Ferro, a que chamam Côto dos Corvos ou Couto dos Corvos, é uma elevação pedregosa onde se observam três linhas de muralhas em aparelho poligonal irregular de granito, que se desenvolvem paralelas pela vertente Este, aproveitando a penedia e dotando a encosta de terraplenos onde se encontrariam as estruturas habitacionais.
A elevada altitude a que este castro se encontra (1200m) faz deste espaço um excelente miradouro da região do Barroso.
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- Visitável (sem guia)
- True
Características
Monumentos perto de Castro Côto dos Corvos
Cruzeiro do Largo de Santo António
Cruzeiro em granito colocado sobre uma plataforma de dois degraus quadrangulares. A base está epigrafada, em cada uma das faces, com inscrições relativas à s…
Capela de Santo António
A fachada principal da Capela de Santo António tem uma portada rectangular sobrepujada por uma torre sineira, com um pequeno sino, rematada com pináculos e uma…
Fonte de Baixo
A Fonte de Baixo, é uma fonte de mergulho onde, outrora, as pessoas iam mergulhar os recipientes para retirar a água para consumo doméstico. A água é armazena…
Igreja Paroquial de Alturas do Barroso
A Igreja Paroquial, templo de planta longitudinal, está ladeada por um adro, murado que, durante muito tempo foi utilizado como cemitério, ostentando ainda o p…
Relógio de Sol
O relógio de sol da Casa do Ferrador, adossado à fachada principal deste restaurante típico, é uma estrutura em granito utilizada para medição das horas solare…