Viajar no Alto Minho: Férias no Norte de Portugal
O All About Portugal preparou-lhe um roteiro com os locais que não pode perder para viajar no Alto Minho durante as suas férias. Uma road trip para fazer na melhor companhia.
Viajar no Alto Minho é uma experiência inesquecível e não faltam atributos a este território do Norte de Portugal, tais como a autenticidade das suas gentes, o património histórico rico e bem preservado, a envolvência com a Natureza e a gastronomia única. Com boas estradas, e quase sempre um rio a correr a acompanhá-lo de perto, é perfeito para uma road trip. De carro pode parar sempre que o seu olhar se demorar numa paisagem pintada de um verde imenso. Visite as zonas históricas preservadas, as igrejas e os santuários, as praias, as zonas ribeirinhas banhadas pelos rios Minho e Lima, os castelos e os conjuntos de espigueiros e até o mar. E não deixe de conhecer os saberes (e sabores) e os produtos únicos que este território lhe oferece. O All About Portugal ajuda-o a viajar no Alto Minho com pontos essenciais para as suas férias.
Arcos de Valdevez
É um dos maiores concelhos de Portugal, com um vasto território, e integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Depois de chegar à vila, no Vale do Vez, e de explorar os principais pontos de interesse locais, onde se inclui obrigatoriamente a Ponte da Vila, tem muitos destinos à escolha, e de categorias diferentes. Sugerimos a paragem no Conjunto de Espigueiros do Soajoe nos Socalcos do Sistelo, que José Saramago descreveu, em “Viagem a Portugal “como a mais bela paisagem que cabe nas imaginações”. Não deixe ainda de conhecer o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o longo escadório, integrado num cenário de grande beleza.
Caminha
Limitada a norte pelo Rio Minho, entre a Serra d’Arga e o mar, Caminha oferece paisagens lindíssimas e possibilidades de passeio para todos os gostos. Comece pela zona histórica, onde encontra a Torre do Relógio, monumento inserido na Fortaleza de Caminha. Ao lado da Praia da Foz do Minho, percorra os caminhos da luxuriante Mata Nacional do Camarido em direção às praias e aviste o imponente Forte da Ínsua. Rume depois em direção à Serra d’Arga até ao Mosteiro de São João D'Arga e pelo caminho conheça as bucólicas aldeias de Arga.
Valença
Em Valença, a principal e incontornável atração é Fortaleza, umas das mais destacadas fortificações militares da Europa. No entanto, ao contrário de muitas outras, o seu interior enche-se de vida, sendo muito procurada pelo comércio tradicional ao ar livre. Sugerimos o miradouro Baluarte do Socorro, no extremo norte da Fortaleza de Valença, de onde poderá apreciar a paisagem envolvente com vista para a Ponte Internacional sobre o rio Minho, que faz a ligação a Tui, em Espanha.
Vila Nova de Cerveira
Com uma zona história densa e bem planeada à volta do Castelo, de planta oval, Vila Nova de Cerveira convida ao passeio. Esta vila concilia património e Natureza de forma harmoniosa. Sugere-se por isso, depois de contornar o Castelo de Vila Nova de Cerveira, uma visita ao Parque de Lazer do Castelinho, situado na margem do Rio Minho. Para finalizar o passeio, é imperdível a visita ao Miradouro do Cervo, situado no Alto do Crasto, com uma paisagem de perder a vista. Também aqui está se encontra a escultura metálica do Cervo, o símbolo do concelho, eternizado nesta obra do escultor José Rodrigues.
Monção
Em Monção tem a sorte de poder visitar um dos palácios mais bonitos de Portugal: o Palácio da Brejoeira. De estilo neoclássico, com uma planta em formato de L, e um lindo jardim na entrada, preserva todo o seu encanto. Tem 18 hectares de vinha onde se produz o prestigiado vinho Alvarinho. A 10 minutos de viagem do centro de Monção, vale ainda a pena a visita à Torre da Lapela, de estilo gótico, com vista para o Rio Minho. Porque viajar no Alto Minho pode ser também sinónimo de relaxar, e se for apreciador dos benefícios termais, sugerimos uma visita às Termas de Monção, que possui águas minero medicinais.
Melgaço
Melgaço tem um Centro Histórico denso e habitado, com ruas estreitas e casas em pedra, para percorrer a pé. Sugerimos a visita aos vestígios do antigo Castelo de Melgaço, mais precisamente à Torre de Menagem, onde hoje se encontra o Núcleo Museológico. Precisamente numas das ruas adjacentes à entrada do Castelo, os cinéfilos não podem deixar de visitar o Museu do Cinema, com o espólio do francês Jean Loup Passek. Não parta de Melgaço sem antes visitar o Solar do Alvarinho, a Casa Mãe da Rota do Vinho Alvarinho. Aproveite para fazer uma prova deste famoso vinho e também de conhecer e comprar outros produtos da região, como bordados, presunto, enchidos, broa ou mel.
Paredes de Coura
É anualmente em agosto palco de um dos melhores festivais de música da Europa, venerado pelos amantes da Natureza. A Praia Fluvial do Taboão, no Rio Coura, é o palco do festival – onde se estrearam em solo nacional bandas como Arcade Fire, em 2005 –, e um dos sítios mais agradáveis de Paredes de Coura. Num concelho com paisagem marcada pela agricultura, recomendamos a paragem no mais belo exemplo da paisagem bucólica, o conjunto de Espigueiros da aldeia de Porreiras. O ponto mais alto de Paredes de Coura situa-se no Miradouro do Corno do Bico, considerada paisagem protegida.
Ponte da Barca
Depois de visitar a vila de Ponte da Barca, atravessar a Ponte Medieval e passear nas margens do rio Lima, sugerimos que parta rumo à descoberta do Lindoso. As estradas são boas e pelo caminho presenteiam-no com a paisagem ribeirinha. Quase a chegar ao Lindoso, perto do lugar de Parada, vale a pena fazer o pequeno percurso pedestre dos Moinhos de Parada, até ao Poço da Gola. Prosseguindo até ao Lindoso visite o Castelo e a sua “cidade” de espigueiros. Se gosta de aldeias de montanha, e se estiver em modo roadtrip, rume à Aldeia da Ermida e de Germil, em pontos diferentes da Serra Amarela.
Ponte de Lima
O centro da vila de Ponte de Lima é de tal forma acolhedor que apetece passear pela zona ribeirinha sem demoras. Comece pela visita à Igreja Matriz, de estilo gótico, e atravesse a Ponte Medieval. Pelo meio para e almoce com vista para o rio, enquanto aproveita a apaziguadora tranquilidade, na zona histórica, perto da Torre da Cadeia. Não pode ainda deixar de visitar o Parque do Arnado, o Museu dos Terceiros e, se for com tempo, as Lagoas de Bertiandos.
Viana do Castelo
Para último destino deste roteiro pelo Alto Minho reservamos a visita àquela que é também conhecida como a “Princesa do Minho” e que Amália Rodrigues eternizou no fado “Havemos de ir a Viana”, da autoria de Pedro Homem de Mello. Viana do Castelo é rio, mar e montanha numa só cidade. No cimo do Monte de Santa Luzia, em frente à Basílica, tem o quadro perfeito deste cenário. No Centro Histórico não faltam pontos de interesse, sugerimos iniciar o percurso nos Paços Municipais e terminar na zona ribeirinha, na Marina.
Recomendado
Mais Lidos