Bem no coração de Portugal, pode encontrar a simpática vila de Mação, muito rica em história e recursos naturais. São muitos os percursos que tem para descobrir no território, numa jornada repleta de adrenalina e em contacto próximo com a Natureza. Calce umas sapatilhas, vista roupa confortável e parta à descoberta das “montanhas azuis”; e deixe-se conquistar pelas irresistíveis Rotas de Mação. Se for adepto do Geocaching, prepare-se porque esta aventura foi feita à sua medida. O All About Portugal selecionou 10 rotas para conhecer melhor este destino de sonho, junto à Cidade Templária de Tomar.

Rota de Cardigos Praia

Rota de Cardigos Praia

Começamos pelo percurso mais fácil entre as Rotas de Mação. No total são 10 quilómetros, que pode percorrer durante quatro horas, atingindo a altitude máxima de 469 metros. É uma rota que integra principalmente percursos rurais, numa caminhada circular, partindo da Praia Fluvial de Cardigos, onde também termina. Entre os pontos altos da caminhada, destaque para a Fonte Romana Chão do Pião, a Fonte Fundeira da Roda e a Barragem do Vergancinho.

Rota da Ortiga Sul

Rota da Ortiga Sul

Caraterizada por ser um pouco mais difícil, esta rota inclui um percurso de 15 quilómetros, circular, com um desnível acumulado de 204 metros. A partir da Praça Dr. João Oliveira Casquilho, parta à descoberta das paisagens envolventes, que pode admirar no Miradouro da Igreja ou no Miradouro Natural da Boavista. Pode também testemunhar a beleza da Barragem de Belver, das Lagoas do Tejo e da Pesqueira da Salgada. É um percurso particularmente atrativo para os fãs do Geocaching.

Rota da Queixoperra

Rota da Queixoperra

Continuamos nas rotas de dificuldade intermédia, para quem quer ser desafiado… mas não em demasia. Estima-se que sejam precisas quatro horas para fazer 11 quilómetros deste percurso, do Largo do Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra. Também ideal para os adeptos do Geocaching, a rota tem como pontos de particular interesse a Represa do Cabril, o Poço das Talhas Marmitas das Azenhas e o Miradouro Natural 360º da Serra do Corvo.

Rota da Amêndoa

Rota da Amêndoa

A Amêndoa é a protagonista de mais uma rota, com grau de dificuldade intermédio. De formato circular, desde o Largo da Igreja, o percurso prolonga-se por 17 quilómetros e oferece um conhecimento único da história e particularidades desta agradável freguesia. Este caminho “esconde” recursos de incrível beleza, como o Poço do Mourão, a Mina de Água em Pé da Serra e o Poço das Trutas. Conheça também Granja, Lameiras e Chão de Lopes Grande, entre outros.

Rota do Penhascoso

Rota do Penhascoso

A Ribeira do Coadouro é a principal referência desta rota, que se prolonga ao longo de 18 quilómetros. O percurso ilustra parte da identidade desta região, com elementos associados a profissões, como a agricultura, e à ligação aos romanos. Entre os pontos de interesse da Rota do Penhascoso, evidenciam-se o Poço da Penha, o Miradouro do Vale do Coadouro, o geossítio Fraga da Penha e a Ponte Romana Ribeira do Coadouro.

Rota do Brejo e Bando dos Santos

Rota do Brejo e Bando dos Santos

Chegámos às Rotas de Mação mais difíceis, apenas à altura dos mais resistentes. Começamos por um percurso de 19 quilómetros, com duração prevista de sete horas. O desnível acumulado é de 766 metros e, em dias de muito calor, o melhor será passar este desafio. Destacam-se particularmente spots em que pode admirar a beleza envolvente, como o Baloiço Panorâmico de Mação e o Miradouro da Serra do Bando dos Santos, e atrações naturais impactantes, como as Cascatas do Chão do Brejo e a Buraca da Serpe.

Rota do Carvoeiro

Rota do Carvoeiro

A Praia Fluvial de Carvoeiro é uma das atrações incontornáveis de Mação, convidando a mergulhos nos dias mais quentes. Esta rota convida-o a conhecer a zona de maneira diferente, com um percurso circular de 16 quilómetros. Admire a tranquilidade de locais como a Lagoa da Aldeia da Laje, e as aldeias de Frei João, Maxieira e Balancho. Contacte de perto com a realidade rural preservada por gerações de história, e tenha uma perspetiva humana e irresistível sobre o Carvoeiro.

Rota Casas da Ribeira/Caratão

Rota Casas da Ribeira/Caratão

O percurso leva-o a caminhar nos trilhos que, no passado, agricultores e moleiros utilizavam rotineiramente. Estende-se, sobretudo, ao longo de cursos de água, nomeadamente a Ribeira de Eiras, do Caratão, do Aziral e do Carvoeiro. É conhecida como a rota das ribeiras, açudes e levadas, sendo um desafio de beleza única. Veja-se, a título de exemplo, a passagem pelo Pego Negro do Cabril - Vale da Mua, a Ponte Velha, a Bica do Chorro, o Açude das Casas da Ribeira e o Pego das Hortas.

Rota dos Envendos

Rota dos Envendos

Caraterizada pelo elevado grau de dificuldade, tem como principal atração os miradouros que integra, e que oferecem perspetivas estonteantes sobre a região. É, sem dúvida, uma rota para fazer de câmara fotográfica na mão. No total, são 19 quilómetros e sete horas de jornada. Entre os destaques do percurso, está o Pego da Rainha, o Pego das Bruxas, o Miradouro do Maxial, o Miradouro Natural dos Meandros da Pracana e o Vértice Geodésico do Castelo Velho Zimbreira.

Rotas das Matas e Vale do Ocreza

Rotas das Matas e Vale do Ocreza

Terminamos a nossa lista de sugestões com uma rota em projeto e com lançamento previsto em 2022. De grau de dificuldade alta, o percurso inclui pontos de interesse tão variados como a Antiga Barca da Amieira-Envendos, a Estação Barca da Amieira-Envendos, o Parque Arqueológico e Ambiental do Ocreza, o Miradouro do Teleférico, o Miradouro da Foz do Rio Ocreza e a Ribeira dos Algarves.

Como muitos percursos não estão marcados no terreno, recomenda-se a instalação da app Rotas de Mação, disponível para Android e iOs.