Road Trip: o que visitar entre Lisboa e o Porto
Descubra 10 paragens irresistíveis para abrilhantar a sua viagem de Lisboa para o Porto (ou vice-versa).
Troque a monotonia da estrada por uma road trip recheada de cultura, gastronomia e pessoas com histórias vividas longe do turbilhão das grandes cidades. Lisboa e o Porto são dois centros urbanos de visita obrigatória, mas há muitas outras localidades para descobrir pelo caminho. Faça uma pausa na viagem programada e deixe-se envolver pelo que está para lá do horizonte. O All About Portugal selecionou 10 propostas difíceis de recusar, para quem quer conhecer melhor o nosso país.
Lourinhã
Testemunho físico das gerações que viveram, ao longo dos tempos, às portas de Lisboa, a Lourinhã tem, sobretudo, marcas da sua tradição piscatória e da agricultura. Não obstante, é também a Capital no que diz respeito aos Dinossauros, em Portugal, o que ganhou novo fôlego com a abertura do Dino Parque. Se visitar a localidade no verão, não deixe de aproveitar as praias e os percursos naturais ao dispor.
Lourinhã
À passagem das muralhas da vila de Óbidos, somos transportados para uma outra época, que ainda ecoa nas suas paredes. O Mercado Medieval, que no verão recupera as vestes e as memórias do passado, o Festival do Chocolate, normalmente em abril/maio, e a Vila Natal são os principais eventos ao longo do ano. No entanto, qualquer altura é boa para descobrir a povoação, as suas ruas estreitas e a sua riqueza cultural, gastronómica e de artesanato.
Batalha
Tanto a Batalha como a região em que se insere convidam a uma visita, desde logo pela importância histórica que têm para Portugal. Foi ali perto, em Aljubarrota, que se desenrolou um das batalhas mais conhecidas e onde uma padeira terá feito mossa na frente castelhana. Como agradecimento do Rei D. João I pela vitória, foi edificado o Mosteiro da Batalha. A sua construção atravessou sete reinados, sendo um dos expoentes maiores da arquitetura gótica e do estilo manuelino no país.
Nazaré
Além de estar nas bocas do mundo por causa das suas ondas, a Nazaré já chama a si as atenções há mais de um século por causa das suas praias e da beleza natural que marca a sua costa. Ainda que agora, com a passagem do tempo, a sua margem assuma, cada vez mais, um rosto moderno e mais urbano. Com legado na pesca e no artesanato, a região continua a ser conhecida pelos trajes das nazarenas, pelos barcos e pelos miradouros com vistas irresistíveis.
Nazaré
Capital dos Templários em Portugal, Tomar continua a marcar a agenda de quem busca o Santo Graal. Com um Centro Histórico muito rico em monumentos, a localidade está no mapa sobretudo graças às marcas da passagem templária, visíveis no Convento de Cristo e na sua Charola, assim como na Igreja de Santa Maria dos Olivais. Mas há mais para ver além disso, nomeadamente os seus percursos naturais e pequenas povoações nas redondezas, como é o caso de Dornes.
Coimbra
Conhecida como a "Cidade dos Estudantes", Coimbra ganha nova vida em períodos de aulas na sua Universidade, a mais antiga em Portugal. Se durante o dia as ruas são invadidas por jovens de pasta, à noite, sobretudo às terças e quintas-feiras, o centro é ocupado por noctívagos, música e muita diversão. As zonas verdes da cidade, muitas vezes “escondidas” entre o caos urbano, são imperdíveis, assim como os espaços culturais, como a Biblioteca Joanina, a Sé Velha ou as ruínas de Conímbriga.
Serra da Estrela
Muito procurada no inverno por causa da neve, a Serra da Estrela é um dos principais tesouros naturais em Portugal. As fartas paisagens verdes e as vistas de cortar a respiração são o ponto alto de uma região também embelezada pela gastronomia, nomeadamente pelo queijo da Serra. Parta à aventura, explore os percursos pedestres e, se a neve “agarrar”, troque as sapatilhas pelos esquis e viva a Natureza com a adrenalina nos píncaros.
Mealhada
O Leitão da Bairrada é um dos pratos de eleição dos portugueses, e nada melhor que uma paragem na Mealhada para degustar a especialidade na região que lhe deu nome. Aproveite para explorar a localidade e, para queimar as calorias que entretanto ganhou, parta à descoberta da Mata do Buçaco. Com escadaria imponente e percursos bem embrenhados na Natureza, o Buçaco é um ponto de paragem obrigatória para quem gosta de caminhadas.
Aveiro
A cidade é conhecida como a “Veneza portuguesa”, por causa dos canais que marcam o centro de Aveiro. A ria é povoada pelos icónicos moliceiros, com desenhos característicos e imagens capazes de fazer corar os mais tímidos. Descubra mais sobre a localidade a bordo de um deles, explore os canais e, depois, recupere energias com os Ovos Moles, um doce próprio da região. Complete o roteiro com os espaços culturais e arquitetónicos mais emblemáticos e, se estiver bom tempo, termine nas praias.
Aveiro
Embelezado pela sua paisagem natural, o concelho de Arouca representa uma verdadeira imersão na Natureza. Aproveitando essa riqueza tão característica, a localidade viu surgir os Passadiços do Paiva, na margem do rio com o mesmo nome. Com um percurso de 8 quilómetros que liga Espiunca a Areinho, passível de ser feito nos dois sentidos, a estrutura convida a uma descoberta com muita adrenalina. Em determinadas épocas do ano, poderá também fazer rafting no rio.
Recomendado
Mais Lidos