Deu o nome a Portugal (Portucale), foi capital europeia da cultura em 2001, tem o seu nome no famoso vinho do Porto e foi três vezes eleita como melhor destino turístico europeu. Porto é a segunda maior cidade de Portugal e é dona de um charme único que combina na perfeição a tradição com o contemporâneo, dando origem a um local cosmopolita e intimista que merece mesmo a pena visitar.
Juntamos neste texto alguns dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto e ainda lhe damos algumas dicas descomplicadas para quem para além do Porto deseja conhecer um pouco de Portugal, principalmente a região norte, que tem também tanto para oferecer, onde o aluguer de automóveis, ou adquirir um bilhete que lhe permita visitar o Douro e as caves podem melhorar ainda mais o seu passeio.
Estação de São Bento
A Estação de São Bento, com a sua primeira pedra lançada no ano de 1900 pelo rei Dom Carlos I, é um dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto. O interior do átrio é forrado com 20 mil azulejos pictóricos da autoria de Jorge Colaço, representando quadros históricos e etnográficos que o vão deixar maravilhado logo no primeiro impacto com a cidade.
A estação tem uma localização central e a partir dela pode facilmente visitar outros pontos de interesse. Para quem opta por chegar à cidade através do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, facilmente chega à estação por meio das ligações frequentes de transportes públicos, que demoram cerca de 50 minutos do aeroporto à estação, sendo igualmente possível visitar o hall principal da estação sem adquirir bilhete.
Por ser mais rápido o acesso do aeroporto ao centro da cidade de carro (cerca de 15 minutos), os turistas podem beneficiar de plataformas online especializadas na comparação de preços e modelos de carros disponíveis para alugar em Portugal que muitas vezes podem ser até mais confortáveis e económicas que o seu próprio automóvel.
Outros visitantes que chegam à cidade através do aeroporto optam por alugar um carro diretamente nas muitas empresas de rent-a-car disponíveis, conseguindo desta forma escolher o modelo que se adeque às suas necessidades.
Graças à riqueza da região, muitos são os visitantes que optam também por conhecer outros pontos de interesse a norte de Portugal, como é o caso do Douro, uma das regiões vinícolas mais importantes do país, que por se tratar de uma região mais rural se torna mais confortável e de rápido acesso através de um automóvel.
Dica descomplicada: se a sua visita ao Porto englobar pontos de interesse fora do centro da cidade, pode ser interessante optar por um alojamento que lhe proporcione conforto para conseguir usufruir melhor da sua viagem ao mesmo tempo que lhe ofereça uma experiência relacionada com a atmosfera vinícola da região como acontece no Yeatman Hotel localizado em Vila Nova de Gaia, rodeado de caves de vinho do Porto com vista panorâmica para o rio e a cidade do Porto.
Livraria Lello
No número 144 da rua das Carmelitas situa-se a livraria Lello & Irmão. Em pleno centro da cidade do Porto e perto da Torre dos Clérigos, este é outro local que merece a pena ser visitado. Aconselhamos que estacione o seu automóvel no Parque Saba situado na Praça de Lisboa que fica apenas a 2 minutos a pé da famosa livraria, ao mesmo tempo que lhe dá um rápido acesso a outras atrações da cidade.
Esta livraria não é uma simples loja onde pode comprar livros. É um espaço envolto em magia capaz de o transportar para um século atrás e que traz consigo a lenda urbana de ter sido o local de inspiração para J.K. Rowling escrever a famosa saga Harry Potter.
A livraria tem estantes de madeira que vão até ao teto e uma escada de madeira talhada no centro, que, em conjunto com o vitral no teto que projeta luz natural, pode proporcionar-lhe um momento mágico que dificilmente irá esquecer.
Dica descomplicada: atualmente é cobrada uma entrada no valor de 5€ para visitar o espaço. No caso de compra de algum item da livraria, o valor é descontado. Não se esqueça por isso de adquirir aquele livro que queria mesmo ler e descontar assim o valor da entrada.
Café Majestic
Foi no ano de 1921, pela assinatura do arquiteto João Queiroz, que o luxuoso café Elite abriu as portas na rua de Santa Catarina, no Porto. A localização central e o requinte inigualável de materiais como mármore, metal e veludo presentes no espaço, além do jardim de inverno, atraíram personalidades como Gago Coutinho ou Beatriz Costa.
Atualmente, o café dá pelo nome de Majestic e está na lista dos 10 cafés mais belos do mundo, permitindo aos seus visitantes degustar um requintado café enquanto admiram a beleza do espaço ou experimentar uma das especialidades do local, as rabanadas envoltas em creme de ovos e frutos secos.
Dica descomplicada: este é um espaço que pratica preços mais elevados do que a média nacional. Se quer apreciar a beleza do espaço sem gastar muito dinheiro, opte por pedir apenas um café ou chá.
Caves de Vinho do Porto
Visitar o Porto e não visitar as caves do vinho que lhe dá o nome é quase proibido. No entanto, para quem não conhece a região, pode ficar surpreso ao perceber que as caves de vinho do Porto, na verdade, se situam em Vila Nova de Gaia, a cidade vizinha do Porto, situada na outra margem da Ponte de Luís I.
As caves mais conhecidas são a Ferreira, a Sandeman e a Ramos Pinto, que conta com um museu. Entretanto, existem várias caves espalhadas pelo local que podem ser visitadas e proporcionar-lhe um ótimo momento. Se é do seu interesse visitar o maior número de caves possível, pode ser interessante escolher uma das opções disponíveis nos vários pontos de aluguer de carros Portugal de modo a encontrar um modelo de automóvel económico e citadino que lhe permita percorrer as caves facilmente.
*Artigo promocional escrito pelo escritor freelancer Carlos Sousa.
Recomendado
Mais Lidos