Tendo como palco as famosas estradas do norte e centro do país, o Rally de Portugal – nesta que é a 5.ª prova do World Rally Championship 2023 – promete manter os aficionados do motor em tensão máxima durante quatro dias. Densas paisagens naturais, percursos de terra batida e vertiginosos troços são só algumas das caraterísticas que vai encontrar ao longo das suas etapas. Comece com o Shakedown no concelho de Paredes, em Baltar, delicie-se com a dureza do cenário beirão na Lousã ou viva ao máximo o espírito do Rally naquela que é considerada “A Catedral dos Ralis em Portugal”, em Fafe. Mas a festa do Rally tem muitas mais paragens, num total de 329,06 km, antes da subida ao pódio em Matosinhos. O All About Portugal mostra-lhe 13 cenários que tornarão o Rally de Portugal inesquecível de se ver!

Fafe

Fafe

Conhecida como "a mais estranha do mundo", a Casa do Penedo localiza-se nas Serras de Fafe. Foi construída em 1974 para ser usada como casa de férias, estando perfeitamente integrada na paisagem. Construída quase inteiramente em rocha, desperta a curiosidade de muitos visitantes, que já podem optar por algumas experiências no local, como almoços ou visitas guiadas.

Lousada

Lousada

Oito viagens temáticas de autocarro pelo concelho com o objetivo de dar a conhecer a região de Lousada. Todas as viagens são diferentes tanto no destino como no objetivo.

Lousã

Lousã

Localizado em Miranda do Corvo, este parque é já uma referência na promoção do património da Serra da Lousã. Trata-se de um espaço lúdico, pedagógico e biológico, com um espaço de vida selvagem onde encontramos as espécies selvagens existentes e extintas na Serra da Lousã, em parques amplos, mas fechados, com características muito próximas do seu habitat natural. O mesmo se aplica à flora selvagem, com 88 espécies autóctones. Podemos ainda visitar a Quinta Pedagógica, o Labirinto de Árvores de Fruto, o Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais, o Museu da Tanoaria, o Ecomuseu e o Restaurante Museu da Chanfana.

Arganil

Arganil

Percurso por Arganil, que pode ser realizado das 8h às 20h.

Figueira da Foz

Figueira da Foz

Praia muito frequentada, sobretudo por jovens e turistas. Perto tem o forte de Santa Catarina datado do século XVI e terminado no século XVII. O seu farolim manteve-se em funcionamento como auxílio à navegação e à entrada de embarcações na barra. No seu interior existe uma pequena capela dedicada a Santa Catarina. Aqui realizam-se eventos desportivos mediáticos, nomeadamente relacionados com o futebol de praia. Animação diurna e noturna, ginástica, ténis e divertimentos radicais. Muita restauração de qualidade com boas ementas.

Vieira do Minho

Vieira do Minho

45 minutos de viagem de barco pelo rio Cávado, no barco Brancelhe. Com capacidade máxima para 47 pessoas, aqui pode observar as magníficas paisagens serranas dos concelhos de Vieira do Minho, Terras de Bouro e Montalegre.

Amarante

Amarante

Para conhecer um pouco de Amarante, comece o seu passeio junto da ponte, no centro da cidade. Esta ponte, classificada como Monumento Nacional, merece uma visita para admirar os seus pormenores barrocos e para usufruir da bela vista sobre o rio Tâmega. Continue o seu passeio pelas margens do rio, passando pelos diversos jardins que a cidade oferece. Por último, passe pelas ruelas do centro histórico, admirando as suas casas antigas.

Felgueiras

Felgueiras

Moinho de água nas margens do rio Vizela, em bom estado de conservação. Encontra-se em funcionamento, com diversas moagens em atividade.

Cabeceiras de Basto

Cabeceiras de Basto

O primeiro documento relativo ao Mosteiro data de 1122. A fachada da igreja distingue-se pelas suas enormes dimensões, dos lados direito e esquerdo estão colocadas as estátuas em tamanho natural do fundador da Ordem de São Bento / São Bento de Núrcia, e de Santa Escolástica.

Paredes

Paredes

Espaço com vários pontos de interesse, de entre os quais se destacam a Boca do Inferno, uma gruta, a Capela da Senhora do Salto e os vestígios de uma ponte de acesso às minas locais.

Matosinhos

Matosinhos

A zona marginal de Matosinhos encontra-se bem aproveitada, sendo um ótimo espaço para passear num dia quente de verão. Tem vários cafés com esplanadas a convidar a tomar uma bebida enquanto observa o mar.