É conhecido como a “capital da onda”, não fosse, desde há muito, palco de eventos internacionais de surf e de outros desportos náuticos. Mas o concelho de Peniche tem mais para oferecer além das praias. Vale a pena conhecer a tradição das rendas de bilros ou a história da Fortaleza, sem esquecer a riqueza da Reserva Natural do arquipélago das Berlengas, um verdadeiro paraíso que quem visita não esquece. Embarque com o All About Portugal neste roteiro e deixe-se conquistar pela região nestas férias.
Museu da Renda de Bilros
Comece por explorar o centro da cidade, onde pode encontrar um espaço dedicado a preservar uma tradição secular, considerada o ex-líbris do artesanato da região: a renda de bilros. No Museu, poderá contemplar exposições, permanentes e temporárias, que valorizam as diferentes áreas desta arte, mostrando peças levadas a concurso ou coleções de moda. Há ainda uma sala de formação e um centro de documentação, para quem quiser aprofundar esta herança cultural.
Fortaleza de Peniche
Continuando em direção ao mar, é obrigatória a visita à Fortaleza, um dos locais mais emblemáticos da cidade e que alberga, atualmente, o Museu Nacional Resistência e Liberdade. Isto porque, durante a ditadura do Estado Novo, o espaço funcionou como prisão política de opositores do regime, acolhendo personalidades como Álvaro Cunhal. Lá, poderá ver as celas, as salas de visitas ou o pátio de recreio da prisão que também foi residência de alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial.
Gruta da Furninha
Entre o Forte e o Cabo Carvoeiro, poderá conhecer uma das estações mais importantes da pré-história. A Gruta da Furninha, também conhecida como “Cova Dominique”, é uma cavidade natural localizada a cerca de 15 metros acima do nível do mar e que foi ocupada durante o período Paleolítico Médio e o final do Calcolítico. Funcionou como abrigo e necrópole, fornecendo um vasto espólio arqueológico, que pode ser conhecido em vários museus, entre os quais o Museu Municipal de Peniche.
Cabo Carvoeiro
No extremo da Península de Peniche, não perca a oportunidade de passar pelo Cabo Carvoeiro, o ponto mais ocidental de Portugal. A soberba paisagem sobre o Atlântico, de onde é possível avistar a Ilha das Berlengas e a Natureza envolvente, fazem deste um dos locais turísticos mais cativantes. Ali, poderá visitar o Farol de 25 metros de altura, considerado o mais antigo do país, e conhecer várias espécies de aves marinhas, para além das falésias calcárias.
Arquipélago das Berlengas
Um dos locais de passagem obrigatória em Peniche é o Arquipélago das Berlengas. Aventure-se numa das embarcações que têm como destino as Berlengas e, em poucos minutos, chegará a um pequeno paraíso. A natureza selvagem, a riqueza da sua fauna e flora e a praia de águas cristalinas fazem deste um sítio inesquecível. Vale a pena percorrer os trilhos pedestres e visitar o Forte de São João Baptista que se encontra naquela Reserva Natural, que também é Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.
Praias do Baleal
De novo em terra, na pequena península situada a norte de Peniche, deixe-se encantar pelas Praias do Baleal, conhecidas pela extensa área de areia fina e pelas ótimas condições para a prática de desportos como surf ou bodyboard, sobretudo a Praia do Baleal Norte, onde o mar é mais agitado e as ondas mais apetecíveis. É também ideal para a pesca desportiva. Deslumbre-se com o belo pôr do sol e aproveite a gastronomia dos diversos restaurantes que abundam na região.
Forte da Consolação
Ainda em Atouguia da Baleia, junto à praia da Consolação, aproveite para visitar o Forte, construído em meados do século XVII com o objetivo de reforçar a defesa da enseada. Possui quatro baluartes triangulares e cinco plataformas onde estão dispostas as bocas de fogo, sendo o acesso ao interior feito através de uma ponte. Ao longo dos anos, e sobretudo após o terramoto histórico de 1755 – que afetou a região da Grande Lisboa –, sofreu obras, mas manteve sempre a estrutura maneirista original.
Praia dos Supertubos
A Praia de Medão, em Atouguia da Baleia, também conhecida como Praia dos Supertubos devido às ondas rápidas e de forma tubular, é internacionalmente famosa por atrair amantes do surf, bodyboard e windsurf, entre outros, durante todo o ano. É também palco de competições nacionais e mundiais destas modalidades, pelo que se quiser praticar ou apreciar algumas destas proezas, não deixe de visitar esta praia detentora de Bandeira Azul e de Bandeira Praia Acessível.
Parque Aquático Sportágua
Se quiser terminar o roteiro pela região de forma divertida, pode sempre usufruir do parque aquático Sportágua, situado à entrada da cidade. Aberto há 30 anos, faz as delícias de miúdos e graúdos com duas piscinas para adultos e uma para crianças, um escorrega com 14 metros de altura e 65 metros de comprimento – o kamikaze – multipistas e, certamente, muita adrenalina. No local, há ainda um restaurante e bar de apoio, para que possa passar um dia agradável em família.
Recomendado
Mais Lidos