A Albufeira do Alqueva é uma das referências para quem está de visita a esta região do Alentejo, cuja paisagem se viu transformada por completo pelo Lago Alqueva. Se está de visita a este destino, o All About Portugal preparou para si um roteiro com o que ver por perto da Albufeira do Alqueva. Água é sinónimo de vida e a albufeira não só potenciou o Património Histórico como contribuiu para inúmeras atividades culturais, desportivas e gastronómicas, que fazem desta região um destino de eleição. No entanto, para que fique realmente a conhecer como tudo começou, propomos uma visita à Aldeia da Luz, um início simbólico, mas de grande importância que marca o antes e o depois da construção da Barragem do Alqueva.
Aldeia da Luz
Escolhemos a Aldeia da Luz como ponto de partida para esta viagem, sobretudo pelo confronto com o passado que a visita oferece a quem aqui chega. Localizada em Mourão, foi construída de raiz para realojar os habitantes da antiga Aldeia da Luz, submersa pelas águas do Lago Alqueva após a construção da barragem. Apesar da tentativa em fazer uma réplica o mais fiel possível à antiga aldeia houve a necessidade de criar o Museu da Luz para não esquecer o passado.
Museu da Luz
O premiado Museu da Luz afirma-se como um espaço de cultura e identidade. Construído entre a Aldeia da Luz e a margem do Lago Alqueva, tem patentes exposições que promovem a identidade, a história e a paisagem da antiga aldeia submersa no lago. Perfeitamente integrado na paisagem, o edifício do Museu foi construído em blocos de xisto e é da autoria dos arquitetos Pedro Pacheco e Marie Clément.
Castelo de Mourão
A paisagem envolvente do Lago Alqueva é rica em monumentos que perduraram no tempo, e em bom estado de conservação, como é o caso do Castelo de Mourão. Beneficia de uma localização privilegiada junto ao Lago Alqueva, cujos braços de água irromperem por terras onde antes apenas se via a vinha e o olival. No exterior das suas muralhas destaca-se a Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias. Do Castelo de Mourão avista-se a magnífica fortificação de Monsaraz.
Monsaraz
Situada no topo de uma colina, Monsaraz é uma vila fortificada medieval que nos oferece dois autênticos postais: a planície alentejana e o lago da Albufeira do Alqueva. A vista para o exterior da fortificação é absolutamente deslumbrante, mas se olharmos para dentro também nos vamos encantar. As casas são caiadas de branco e, arriscamos a dizer, quase todas têm flores ou trepadeiras à porta e são o cenário perfeito para tirar fotografias.
Observatório Oficial do Dark Sky
Se gosta de estrelas, fique a saber que o céu do Alqueva foi o primeiro lugar do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation como um “Starlight Tourism Destination”, que se destaca sobretudo pela baixa poluição luminosa. Para melhor conhecer todas as experiências que pode fazer debaixo do céu noturno do Alqueva, sugerimos uma visita ao Observatório Oficial do Dark Sky, situado na Cumeada, em Reguengos de Monsaraz. A aldeia foi, em 2021, classificada pela Organização Mundial de Turismo como com o selo de Best Tourism Village.
Castelo de Moura
Rumo a sul, e contornando a albufeira, sugerimos a visita ao Castelo de Moura, que possui uma torre de menagem datada da época de Dom Dinis e as ruínas do Convento das Freiras Dominicanas. Dentro das muralhas do castelo encontra um amplo espaço relvado. Não deixe de subir a Torre do Relógio onde pode apreciar a vista para o núcleo urbano da cidade de Moura.
Fortaleza de Juromenha
Em direção ao Alandroalencontramos a Fortaleza de Juromenha. De modelo poligonal, dispõe de vários pontos de observação que oferecem vistas magníficas para o espelho de água do Alqueva, tanto para o lado português como o espanhol. Do castelo de origem mourisca apenas se mantiveram os vestígios da cerca. No interior do recinto permanecem ainda as ruínas de duas igrejas, da cadeia e dos antigos Paços do Concelho.
Castelo de Alandroal
Como a maioria dos castelos, encontra-se situado no ponto mais elevado da histórica vila do Alandroal. De estilo gótico, o Castelo do Alandroal é uma das obras de arquitetura do reinado de Dom Dinis. Na Torre da Cadeia e na Porta Legal existem restos de arquitetura mourisca e lápides góticas comemorativas da obra.
Castelo de Terena
Entre as ribeiras de Alcaide e de Lucefécit encontra o Castelo de Terena. É composto por um recinto amuralhado, que fez parte importante da linha de defesa do Rio Guadiana. A partir das suas torres consegue avistar a planície sobre a povoação e a Barragem de Lucefécit.
Recomendado
Mais Lidos