Chegou aquela época do ano: as cidades enchem-se de luzes e brilhos e as praças e jardins recebem os mais encantadores Mercados de Natal. Das doçarias apetecíveis aos produtos regionais mais tentadores, passando pelo artesanato ou pela moda e acessórios, esta será a desculpa perfeita para sair de casa e fazer um “check” à lista de prendas de Natal, enquanto a Mariah Carey (All I Want for Christmas is You) ou os Wham! (Last Christmas) nos relembram que esta é uma data obrigatória para celebrar o amor, em todas as suas formas.

Se tem crianças, prepare-se para deixá-las em êxtase com as árvores iluminadas do tamanho de edifícios, comboios conduzidos por duendes, pistas de gelo que inspiram às piruetas (ou quedas) mais acrobáticas, carrosséis, muita alegria e claro, o Pai Natal, a estrela da festa, disposto a satisfazer os desejos de todos!

Junte-se o nosso roteiro de Mercados de Natal, de norte a sul do país, mas lembre-se que existem muitos, muitos mais! Escolha um… ou, não se acanhe, e faça uma excursão!

Wonderland Lisboa

Wonderland Lisboa

Instalado no mês de dezembro no Parque Eduardo VII, é um clássico natalício da capital e dos mais populares Mercados de Natal. Tem como ex-libris a sua enorme Roda Gigante, de onde terá umas vistas privilegiadas de Lisboa!  Mas esta é apenas uma das imensas diversões que pode encontrar aqui: a Pista de Gelo Ecológica, o Comboio de Natal, a Casa do Pai Natal, o Mercado ou uma Árvore de Natal (com 19 metros de altura!) são outras das opções que farão as delícias de miúdos e graúdos.

Palácio de Natal (Porto)

Palácio de Natal (Porto)

A magia espalha-se por vários locais da Invicta, em forma de Feiras de Natal, sendo os Jardins do Palácio de Cristal o seu ponto alto. Na Tenda de Cristal encontrará um conjunto de oficinas que convidam a escrever cartas ao Pai Natal, a tocar percussão e a criar sabonetes, velas, enfeites ou marionetas, a Avenida das Tílias recebe um Mercado de Natal e na Tenda de Neve, a programação apresentará contadores de histórias, atores, palhaços, mágicos, músicos, bailarinos e até um caricaturista. A música será uma presença constante e o programa é totalmente gratuito e pensado para todas as idades.

Perlim (Santa Maria da Feira)

Perlim (Santa Maria da Feira)

Outro dos clássicos de Mercados de Natal é o Perlim, que faz de Santa Maria da Feira a verdadeira Lapónia natalícia portuguesa. Fantasia, sonho e magia é o que nos aguarda neste mundo escantado, onde poderá ouvir histórias sensacionais, musicais deslumbrantes, espetáculos surpreendentes e muito pós de perlim-pim-pim. Esta edição estende-se, também, ao centro histórico da cidade e contará, pela primeira vez, com o Circo Magikal.

Penela Presépio (Penela)

Penela Presépio (Penela)

A pouco mais de 30 km de Coimbra, o castelo de Penela transforma-se no maior presépio animado de Portugal, que atrai todos os anos milhares de pessoas.  O evento recria quadros representativos do presépio tradicional português e conta-nos histórias da época. E para além das habituais animações dos Mercados de Natal – espetáculos, comboios, oficinas – um dos pontos altos deste evento é o presépio vivo, onde podemos ver rotinas do quotidiano hebraico – labores e artesanato, comércio e costumes.

Centro Mágico do Natal (Tomar)

Centro Mágico do Natal (Tomar)

Na cidade dos Templários, dezembro é tempo para uma das Feiras de Natal que vai transportá-lo para um conto natalício, onde não vai faltar música, animação, atividades culturais para crianças e gastronomia tradicional. Aventure-se no Carrossel Parisiense, faça uma inesquecível viagem no Comboio de Natal ou confidencie os seus desejos mais secretos na Casa do Pai Natal. Na base da Árvore de Natal, com mais de 11 metros de altura, encontrará o original Atelier dos Duendes, com diversas atividades para os mais novos!

Óbidos Vila Natal

Óbidos Vila Natal

Ao pitoresco burgo medieval – uma das Sete Maravilhas de Portugal –, junta-se o brilho de uma das Feiras de Natal mais encantadoras do país. Para além dos habitués da época – como o Apeadeiro das Guloseimas, a Quinta Mágica, o Carrossel Clássico, o Chalet do Pai Natal, espetáculos, oficinas, pinturas faciais e muito mais – a novidade deste ano é o Lenho de Natal. Uma homenagem a um costume comunitário, conhecido como madeiro (uma enorme fogueira ao ar livre), e ainda celebrado em algumas localidades do país.

Castelo Mágico (Montemor-o-Velho)

Castelo Mágico (Montemor-o-Velho)

A bela fortaleza de Montemor-o-Velho vai transformar-se num local mágico, onde se respira Natal durante todo o mês de dezembro. Fascinante para as crianças, e por quem anseia por esta época cheia de sonho e cor, por aqui haverá muitas atividades para toda a família: espetáculos, pista de gelo, insufláveis ou passeios em animais e poderá ainda sonhar no Planetário e conhecer o Pai Natal. E depois da diversão há também espaço para os provar algumas das iguarias à venda pelo espaço!

Reino do Natal (Sintra)

Reino do Natal (Sintra)

O Reino do Natal instala-se no Centro Histórico de Sintra, com atividades desportivas, brincadeiras, ateliês, concertos, Mercados de Natal e momentos teatrais. O evento espalha-se pelo Parque da Liberdade, Largo do Palácio Nacional de Sintra e NewsMuseum, onde não faltam as fadas, os duendes e uma árvore de Natal gigante instalada perto do Palácio Nacional de Sintra, no Largo Rainha D. Amélia. A entrada é gratuita, mas os visitantes são convidados a contribuir com um bem alimentar ou ração para animais para apoiar associações de solidariedade social.

Noite do Mercado (Funchal)

Noite do Mercado (Funchal)

É uma das Feiras de Natal mais tradicionais da Ilha da Madeira e um verdadeiro “warm-up” para a noite de consoada: a Festa da Noite do Mercado é uma celebração que tem lugar no dia 23 de dezembro (apenas!), no Funchal, e dura toda a noite. Durante várias horas o Mercado dos Lavradores e ruas circundantes ficam cheias de gente que se junta para cantar canções de Natal, dançar e beber naquela que é a noite mais longa da ilha. Os bares servem bebidas tradicionais (como a poncha) e a deliciosa sandes de “carne vinha d’alhos”, típica do Natal. Durante o dia, à volta do mercado, os frutos e vegetais regionais estão expostos de forma impressionante, para as compras de última hora.