Partimos à descoberta dos melhores sítios para acampar em Portugal e podemos afirmar que o campismo já não é o que era. Pelos melhores motivos. Do glamping ao campismo tradicional, mergulhe nas paisagens naturais estonteantes que Portugal oferece. Adormeça com as estrelas e acorde para um sem fim de atividades que vão desde a simples observação da Natureza, às atividades aquáticas, radicais ou gastronómicas. Espreite a lista do All About Portugal, de norte a sul do país e que, como não podia deixar de ser, inclui opções para aqueles que não prescindem do conforto, do glamour e até da sofisticação quando vão de férias na Natureza. Só tem de escolher o destino onde acampar!
Parque de Campismo de Caminha
Quando, no século XIII, D. Dinis, o rei “Lavrador”, mandou plantar a Mata Nacional do Camarido, estaria longe de imaginar que em pleno século XXI esta albergaria veraneantes sedentos do contacto com a Natureza. Para além das agradáveis sombras do pinhal, o estuário do Minho e a praia de Caminha – a uns escassos 200 metros – convidam a banhos e a atividades aquáticas. Se quer alargar o raio de ação, para além de uma visita à histórica cidade de Caminha, explore os arredores. O Miradouro de Santo Antão, na magnífica Serra de Arga, e a pitoresca povoação de Vilar de Mouros com os seus moinhos de água e cenário do mais antigo festival de música de Portugal, vão surpreendê-lo.
Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios (Ponte da Barca)
O Gerês é sempre uma excelente desculpa para montar a tenda, mesmo que seja só por alguns dias. Mas se a sua ideia de férias implica mais conforto e menos logística, não desista já. Aqui pode também alojar-se em Bungalows, que são uma espécie de casa na árvore, ou em Tendas Glamour, que o vão fazer sentir-se no cenário de uma das histórias de “As Mil e Uma Noites”, com o chilrear dos pássaros como banda sonora original e o Rio Lima de pano de fundo. Para além de usufruir da Natureza e contar as estrelas para adormecer, o parque tem à disposição atividades para todos os gostos: mergulhos no rio e nas lagoas naturais, caminhadas em trilhos oficialmente sinalizados, passeios guiados de e-bike, cavalo, Buggy ou viatura 4×, Stand Up Paddle, canyoning, licenças para pesca desportiva, entre outras.
Parque de Campismo de Cerdeira (Terras de Bouro)
Continuamos no Parque Nacional da Peneda Gerês, considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Uma referência para acampar em Portugal, o Parque de Campismo de Cerdeira, situado em plena reserva, oferece duas experiências diferentes: cabanas, que fazem lembrar abrigos de montanha, e tendas nas árvores, para que possa dormir acima do chão. Os arredores convidam a um mergulho na Natureza e a uma viagem no tempo: para além de aldeias típicas, como Campo do Gerês, descubra a Geira Romana ou a Mata da Albergaria, Reserva Biogenética. Uma paragem obrigatória, já em território Espanhol, são os Banhos Termais de Lobios, com águas quentes ao ar livre, para um mergulho de dia ou de noite, no verão ou inverno.
Parque de Campismo de Idanha-a-Nova
O Interior Centro de Portugal é uma verdadeira caixa de surpresas e um destino perfeito para acampar em Portugal. Se é dos que gosta de fazer coisas diferentes e fugir dos destinos “da moda”, não procure mais. O Parque de Campismo Municipal de Idanha-a-Nova situa-se nas imediações da Barragem Marechal Carmona, um paraíso natural, que promete dias de lazer especiais e uns mergulhos inesquecíveis, quando a piscina do parque já não lhe encher as medidas. Para além da prática de inúmeras atividades desportivas ou recreativas, na zona encontrará lindíssimas paisagens, pontuadas de castelos em Idanha-a-Nova, Idanha-a-Velha, Penha Garcia e Monsanto, esta última também conhecida como “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”.
Bioparque de Carvalhais (São Pedro Do Sul)
Vai fazer férias com a família e não sabe onde acampar? Este Bioparque é muito mais do que um parque de campismo. O prazer das frescas águas da Serra da Arada, que parecem sair diretamente da montanha para a piscina (uma espécie de Parque Aquático Natural), são um dos pontos altos deste espaço. Espreite os Bungalows de madeira situados no meio da floresta, com o melhor dos dois mundos: o conforto e o contacto com a Natureza. Depois há toda uma série de atividades de aventura, como arborismo (para miúdos e graúdos), escalada, rappel em rocha verdadeira ou caminhadas, que farão de si um “rebelde” amante da adrenalina e da Natureza. Suspeitamos que se for com os seus filhos vai ser difícil que queiram regressar a casa.
Ericeira Camping
Ventos off-shore de quadrante Este, ondas versáteis, vários picos… o sonho de qualquer surfista, tal como este parque de campismo situado a menos de dois minutos da típica vila piscatória da Ericeira, conhecida como a Meca do Surf nacional. Para além do campismo tradicional, pode escolher alojar-se em bungalows ou teepees, acolhedoras construções de madeira, inspiradas nas tendas dos índios da América do Norte e projetadas especialmente para os amantes do surf. Têm capacidade para duas pessoas e estão equipadas com suportes ideais para colocar pranchas. A Surf School remata com chave de ouro este destino feito à medida dos adeptos deste desporto radical!
Bubulcus & Bolotas Camping (Arraiolos)
A Tânia (Bióloga) e o Waldemar (Engenheiro Florestal) são apaixonados pela Natureza e tinham um sonho: criar um espaço onde a Natureza e a tranquilidade pudessem ser verdadeiramente experienciados. E assim nasceu, no interior do Alentejo, Bubulcus & Bolotas Camping, um parque de campismo ecológico, assente nos fundamentos de sustentabilidade em todas as suas vertentes e com uma tipologia pioneira para acampar em Portugal: cada hóspede tem privacidade e espaço à sua volta. À disposição há bolas, raquetes de madeira, badminton, basquetebol, petanca e, claro, o tanque para mergulhos. Pode ainda descobrir plantas e animais, com o guia de campo, e se é fã da observação de pássaros, está no sítio certo.
Parque de Campismo da Zambujeira
O Camping Villa Park Zambujeira situa-se na Zambujeira do Mar, um pequeno paraíso piscatório à beira-mar plantado, que nos meses de verão, principalmente nas datas do festival que a tornou conhecida, se torna um dos sítios mais concorridos da costa alentejana. Partindo daqui, pode explorar mais de 50 praias com areais selvagens – e alguns até secretos –, águas cristalinas e imponentes formações rochosas. A gastronomia também não o deixará indiferente: do peixe fresco, ao marisco, passando pela carne de porco preto e, claro, o pão alentejano! E coentros, muitos coentros… em tudo!
Camping Ilha do Pessegueiro (Porto Covo)
Inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e com vistas para a Ilha do Pessegueiro, fonte de inspiração de lendas e histórias, este parque de campismo não podia ter melhor localização. Com uma costa rica em apetecíveis praias, para todos os gostos e feitios, éum excelente destino para quem não passa o verão sem uma boa dose de iodo, sol e areia. Porto Covo, uma acolhedora aldeia piscatória, a poucos quilómetros de distância, vai conquistá-lo à primeira vista e agarrá-lo pelo estômago: sente-se numa das esplanadas da praça principal e delicie-se com algumas das especialidades gastronómicas alentejanas, a apreciar o por do sol, após um “cansativo” dia de mergulhos.
Camping Ria Formosa (Cabanas de Tavira))
Situado em Cabanas de Tavira, no Este algarvio, o melhor cartão de visita deste parque de campismo é a sua proximidade a um paraíso natural: o Parque Natural da Ria Formosa, uma zona de importância internacional, e um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, ao longo de 60 quilómetros do litoral desta região. As travessias de barco, até à praia, farão parte da sua rotina diária, um meio de transporte tão usado nestas paragens como o metro num grande centro urbano, mas muito mais agradável, diga-se! Se assentar arraiais por estas bandas, aponte dois destinos obrigatórios: Cacela Velha e Fábrica, duas vilas encantadoras, e pouco frequentadas, que lhe vão ficar na memória para sempre.
Recomendado
Mais Lidos