Marco da IV Légua
Construído em 1788, por determinação da rainha D. Maria I. foi retirado do seu local de origem encontrando-se depositado num jardim em frente ao antigo Mercado Municipal de Alverca. Do monumento original apenas resta a parte superior do marco: uma pirâmide de base quadrada e faces côncavas rematada por esfera com relógio de sol esculpido. Este marco integra os outros 12 que assinalavam a primeira estrada entre Lisboa e Santarém.
Contactos
Avenida dos Combatentes da Guerra
2600,Alverca do Ribatejo
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Marco da IV Légua
Chafariz do Caminho do Jogo
Fonte que atesta a ruralidade patente na história da freguesia de Calhandriz
Conjunto de Fortalezas das Linhas de Torres
Vestígios espalhados por uma área bastante extensa que documentam um conjunto de muralhas defensivas construídas por tropas portuguesas e inglesas durante as i…
Igreja de Nossa Senhora da Assunção / Igreja Paroquial de Vialonga
Igreja de uma só nave, revestida de silhares de azulejos do século XVIII, com cenas da vida de Nossa Senhora. Três arcos laterais ornamentados com talha dourad…
Igreja de Nossa Senhora de Alcamé
Isolada em plena Lezíria, de arquitetura religiosa, barroca, a Igreja de Nossa Senhora de Alcamé está erguida sob uma plataforma elevada para evitar a entrada …
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação
Igreja paroquial rural onde é de realçar a qualidade do revestimento azulejar padronado policromo da nave, a capela com pia batismal quinhentista, o retábulo-m…