Forte ou Castelo de Santiago da Barra
Acredita-se que este local foi habitado desde a pré-história, conforme o indicam numerosos achados. A primeira fortificação dataria do reinado de Dom Afonso III, embora a data mais provável seja do século XV. No reinado de Dom João II e/ou Dom Manuel I, o castelo medieval e a Torre da Roqueta foram reconstruídos. Em 1700 e 1799, durante o reinado de Filipe II, foi objeto de novas reparações e reconstruções. A atestar estas obras sobressai sobre uma das portas principais um escudo real de estilo rococó.
- Estacionamento privativo
- Castelos e fortes
- True
Características
Monumentos perto de Forte ou Castelo de Santiago da Barra
Capela de Nossa Senhora das Candeias
Capela localizada junto à doca, foi edificada sob a invocação do Santo Homem Bom, patrono dos alfaiates e sirgueiros. Possui uma lápide de 1944, testemunhando …
Capela de Santa Catarina
Originalmente, esta capela localizava-se no Castelo da Barra. Devido ao difícil acesso dos pescadores a esta capela, Filipe III de Espanha autorizou a construç…
Capela de Santiago
Capela maneirista e barroca, cuja fachada principal ostenta a imagem de Santiago. No interior, existe uma imagem setecentista da Senhora com o Menino, assim co…
Capela de São Roque
Capela barroca que se distingue pela simplicidade. No interior, destaque para o pau preto e para a imagem seiscentista de São Roque, bem como para o púlpito e …