Muralhas de Serpa
Esta fortificação militar já existia desde a época romana, não existindo, no entanto, registo das destruições e reconstruções. A atual fortificação de Serpa foi mandada construir por D. Dinis e era constituída por um castelo poderoso e por uma dupla muralha torreada. Subsistem importantes panos de muralhas, sendo de destacar o que é encimado por uma longa arcaria do aqueduto, que se prolonga até uma monumental nora mourisca. Durante a guerra da Sucessão de Espanha a fortaleza sofreu grandes danos. Merecem especial referência as Portas de Moura e de Beja e o imponente solar dos Marqueses de Ficalho.
Contactos
Rua das Portas de Beja
7830-431,Serpa
- Estacionamento exterior difícil
- Muralhas e portas da cidade
- True
Características
Monumentos perto de Muralhas de Serpa
Capela de Nossa Senhora dos Remédios / Ermida de Nossa Senhora dos Remédios
Capela maneirista com nave e capela-mor, sacristias e anexos. O retábulo-mor é de estilo nacional e apresenta púlpito no lado do Evangelho.
Castelo de Serpa
O Castelo de Serpa faz parte do centro histórico. A fortificação está a 230 metros acima do nível do mar e é parte integrante da estrutura amuralhada de Serpa,…
Chafariz da Rua Serpa Pinto
Chafariz com paredão, ao qual se unem dois tanques retangulares, ligados entre si por um tanque maior que serve para animais beberem água.
Ermida de São Pedro
Templo com arquitetura manuelina, maneirista, popular e vernácula. Destaque para as pinturas murais da abóbada da nave do período maneirista.
Ermida de São Sebastião
Templo que faz elevada interpretação da corrente manuelina em vigor entre os séculos XV e XVI.