Solar de São Julião
Solar erguido em finais do século XVII, sendo conhecido por Casa de Paranhos de Cima. Terá estado sempre na posse dos descendentes da família fundadora, os Amaral Cardoso, fidalgos da Casa Real, pertencendo hoje à família Sousa Lara, herdeira dos primeiros proprietários. A designação de São Julião provém de uma antiga capela que existiu no terreno da casa, dedicada ao santo. Foi substituída por outra, setecentista, da invocação de Nossa Senhora de La Salette, muito concorrida no século XVIII, e de quem era particularmente devoto D. João de Albuquerque do Amaral Cardoso, reformador do solar. Da sua intervenção, em finais de Oitocentos, resultou a ampliação do imóvel, com escala e fachada imponentes, resultando embora num conjunto harmonioso. É hoje, como na altura da sua construção, um dos mais magníficos exemplares de habitação senhorial de Paranhos. SML
Contactos
Largo de São Julião - Rua D. Luís de Albuquerque Bourbon de Sousa Lara
6270-133,Paranhos da Beira
- Estacionamento privativo
- Palácios e solares
- True
Características
Monumentos perto de Solar de São Julião
Capela de Nossa Senhora das Neves
Antiga igreja matriz de Paranhos, construída entre o século XVII e XVIII. Atualmente, funciona apenas como capela mortuária.
Igreja Paroquial de Paranhos da Beira / Igreja de São Martinho
Igreja tardo-barroca de planta longitudinal composta por uma nave, uma capela-mor mais estreita, uma sacristia na fachada posterior e uma torre sineira adossad…