Loriga
Loriga situa-se a 770 metros de altitude, na encosta sudoeste da Serra da Estrela, entre as ribeiras de Nave e de São Bento. O nome da povoação tem origem numa couraça guerreira. O vale é extremamente rico em termos históricos porque lá passaram romanos, suevos, visigodos e mouros, subsistindo diversos vestígios arqueológicos: sepultura antropomórfica, ponte romana, troço bem conservado de estrada romana e terraço medieval. Os seus habitantes dedicam-se, essencialmente, à agricultura e à criação de gado. No entanto, a atividade industrial mostra rasgos da sua presença, nomeadamente, através da indústria de lanifícios e de malhas. A Igreja Matriz remonta ao século XII, tendo ruído após o terramoto de 1755. Destaque ainda para os tradicionais moinhos de água, a capela de Nossa Senhora do Carmo, o Solar da Redondinha, o Cruzeiro da Carreira, a Garganta de Loriga, o miradouro da Penha de Águia, a Penha dos Gatos (1768 metros de altitude) e a aldeia de Fontão.
Contactos
Loriga
6271-906,Seia
Características
Aldeias perto de Loriga
Casal do Rei
Povoação localizada na freguesia de Vide, na encosta norte da ribeira de Loriga, entre os contrafortes da Estrela e do Açor. Trata-se de uma das mais típicas a…
Lapa dos Dinheiros
Localidade onde saltam à vista as construções rurais com uma tipicidade invulgar, utilizando os penedos para construir as paredes das casas. A praia fluvial é …
Sabugueiro
Sabugueiro é a aldeia mais alta de Portugal, a cerca de 1050 metros de altitude, numa zona sobre o rio Alva. A povoação terá surgido a partir do aglomerado de …
Cabeça
Pequena aldeia em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, perto de Loriga, pertencente ao concelho de Seia. Tem ganho dinamismo na altura das festas, quando …