Forno Cerâmico Romano
Trata-se de um forno de cerâmica da época romana, que consta de duas câmaras sobrepostas separadas por uma grelha perfurada, com quatro arcos em tijolo que suportam a grelha da câmara de cozedura. Sobre a grelha colocavam-se os produtos para cozer, e aquela era depois rematada por uma abóbada com chaminé, para evacuação dos gases e fumos, da qual só existem vestígios. A câmara é antecedida por uma fornalha em corredor com paredes em tijolo que inclinam para o centro e base em laje. A boca do forno é feita de pedras colocadas na vertical. A abóbada com a grelha e a chaminé constituía o "laboratorium", ainda documentado na tradição oral. Esta estrutura revela um elevado conhecimento no contexto técnico da cozedura de cerâmica na época.
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Forno Cerâmico Romano
Capela da Senhora do Viso
Capela composta por nave e capela-mor retangulares, com torre sineira e sacristia. A nave é, parcialmente, revestida com azulejos de padrão tipo tapete de fina…
Capela de São João / Capela do Senhor dos Aflitos
Capela barroca de planta simples retangular. Apresenta retábulo de talha dourada e marmoreada e teto com pintura policroma rococó.
Capela de São Pedro de Medrões
Pintada de branco, esta capela ostenta cantarias bem conservadas e evidenciadas. Na fachada principal, destaca-se o pequeno nicho sobrepujado à porta principal…
Capela de São Sebastião / Capela do Santo
Capela com coro-alto e sacristia. No interior destaca-se o retábulo-mor maneirista de talha dourada, com 17 painéis pintados com santos.