Igreja Matriz de Santa Maria da Feira e Convento dos Lóios
Trata-se de um convento maneirista com igreja de planta em cruz latina e de nave única e claustro de dois pisos. Pelas suas características, insere-se na tipologia das igrejas monumentais seiscentistas de feição classicista e erudita da região portuense. A azulejaria da capela-mor e o transepto são também seiscentistas, e o retábulo-mor barroco, de Estilo Nacional e retábulos laterais barrocos da época de D. Pedro II, na transição dos séculos XVII e XVIII. No centro do pátio do convento existia um chafariz barroco, agora implantado na praça em frente à Câmara Municipal.
- Estacionamento exterior fácil
- Igrejas, capelas e ermidas
- Visitável (sem guia)
- True
Características
Monumentos perto de Igreja Matriz de Santa Maria da Feira e Convento dos Lóios
Castelo de Santa Maria da Feira
Castelo gótico, imponente e austero, onde se salientam as torres cimeiras com coruchéus e quatro pináculos a ornamentar. As muralhas são protegidas por ameias …
Castro de Romariz
Gozando de um excelente estado de conservação, o Castro de Romariz é um povoado fortificado datado do séc. V a.C., com níveis de ocupação até ao séc. I d.C., e…
Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira
Embora fundada em 1594, foi apenas em 1690 que se ergueu o atual edifício, tendo o terramoto de 1755 feito desabar a abóbada da nave, mais tarde reconstruída. …
Capela de Nossa Senhora da Encarnação
Esta capela encontra-se adossada à muralha do Castelo da Feira, tendo sido construída em 1656 por ordem da condessa da Feira, D. Joana Forjaz Pereira de Menese…
Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas
Igreja recentemente restaurada, partilha um belíssimo parque com o Museu de Santa Maria de Lamas.