Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia
O rei D. Carlos entregou este projeto ao francês Gustave Eiffel, célebre autor da famosa Torre Eiffel, e permite a ligação entre as duas margens do Rio Tejo, unindo os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos. A ponte foi inaugurada em 1904, tem 840 metros de comprimento e apenas cinco de largura, tendo sido encerrada ao tráfego ferroviário em 2001. Posteriormente, foi remodelada de modo a permitir a circulação de veículos ligeiros.
- Pontes históricas
- True
Características
Monumentos perto de Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia
Capela do Antigo Paço Real de Salvaterra de Magos
Templo maneirista com planta quadrada, em que se destaca o altar, em talha dourada do século XVII, uma pietà do século XVI, e pinturas e imagens dos séculos XV…
Falcoaria do Antigo Paço Real de Salvaterra de Magos
A capela e a falcoaria são os únicos elementos que subsistem do antigo Paço Real para onde a família real se deslocava, especialmente na época de caça. A falco…
Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos
A Igreja da Misericórdia apresenta arquitetura maneirista e rococó. É ladeada por sineira e tem a nave coberta por teto de madeira e capela-mor abobadada.
Palácio da Casa Cadaval
Também chamado Palácio dos Duques de Cadaval, este edifício já sofreu várias obras de ampliação e conta com uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória.
Ponte Romana de Muge
Ponte romana e medieval que atravessa a ribeira de Muge. O tabuleiro está assente em três arcos desiguais, de volta perfeita.