Rua das Flores
É considerada a rua mais bela da Baixa portuense. Foi aberta em 1521 pelo rei Dom Manuel I, chamava-se então Rua de Santa Catarina das Flores e era a principal via que ligava a parte alta da cidade com a zona ribeirinha. Quem entra nesta rua nota logo a diferença com as outras ruas. Tem um aspeto oitocentista, burguês, rodeado por típicos edifícios portuenses com dois e três pisos, com as características janelas e varandas de ferro. No rés-do-chão ficam as lojas e nos andares superiores vivem os comerciantes e suas famílias. Era a rua dos ourives, do ouro, da prata, onde se criavam peças de filigrana e outras que tornaram famosos os ourives portuenses. Hoje restam poucas ourivesarias e outros negócios substituem os de outrora.
Contactos
Rua das Flores
4050-263,Porto
- Ruas e praças históricas
- True
Características
Monumentos perto de Rua das Flores
Cadeia e Tribunal da Relação do Porto / Centro Português de Fotografia
Contemporâneo da emblemática e vizinha Torre dos Clérigos, este edifício do século XVIII serviu durante muitos anos de prisão. Pelos seus calabouços passaram h…
Capela de Nossa Senhora da Silva
Esta capela existe desde o século XV e destaca-se, na fachada, um curioso nicho, do século XVIII, com as imagens da Nossa Senhora da Silva, de São João Baptist…
Fonte dos Leões
A Fonte dos Leões, datada de 1878, está no centro da Praça Gomes Teixeira. Esta fonte é de ferro fundido. Foi criada em 1877 pela Compagnie Générale des Eaux p…
Mosteiro de São Bento da Vitória
Templo do século XVII, supostamente construído no local onde existia uma sinagoga. O interior é preenchido por painéis de madeira policromada e talha dourada.
Livraria Lello
Construída em estilo neogótico, a Livraria possui uma magnífica fachada, formada por um amplo arco abatido, cuja entrada se divide numa porta central, ladeada …