Jardim da Cordoaria
Conhecido na Idade Média como o Campo do Olival, a sua designação deve-se à Cordoaria do Bispo, que aí se instalou no século XV. Em 1611 o antigo Campo foi convertido em Alameda e, em 1865, foi criado o Jardim pela mão do paisagista alemão Emile David. No século seguinte, depois de devastado pelo ciclone de fevereiro de 1941, veio a ser replantado. Com plantas raras em redor de um lago, várias estátuas, bancos e coreto, este jardim era caracterizado por um ambiente tradicional de jardim de cidade do século XIX. Até ao princípio do século XX foi considerado jardim botânico, pela variedade botânica aí existente. Recentemente, no âmbito do Porto - Capital Europeia da Cultura - 2001", foi alvo de obras de remodelação que alteraram a sua fisionomia e o transformaram num polo cultural de relevo."
Contactos
Campo Mártires da Pátria
4000,Porto
- Estacionamento exterior fácil
- Jardins
- Lago, WC, Mesas e bancos
Características
Jardins perto de Jardim da Cordoaria
Ascensor da Ribeira
Trata-se de um ascensor panorâmico com vistas sobre o Rio Douro. Dali alcança-se vistas para a Ribeira, zona típica do Porto e Património Mundial da UNESCO e t…
Jardim Antero de Figueiredo
É um pequeno jardim situado em frente ao Mercado da Foz, onde se destaca, ao centro, um busto do escritor que dá o nome ao jardim, da autoria de Henrique Morei…
Jardim Botânico do Porto / Galeria da Biodiversidade (Casa Andersen)
Nos terrenos da antiga casa da família Andersen, a que se associam os nomes de Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A., estende-se este belo jardim com mai…
Jardim de Carlos Alberto
Pequeno jardim, do século XIX, cuja conceção reflete uma harmonia arquitetónica. A arborização rodeia o Monumento aos Mortos da Grande Guerra.