Castelo de Penela
Castelo sobranceiro à vila, onde se destaca, no seu interior, a Igreja de São Miguel, datada do século XV, e um conjunto de sepulturas antropomórficas da baixa idade média. Apresenta forma poligonal, irregular e é constituído por panos de muralhas e várias torres dos séculos XV e XVI. Conserva a Porta da Vila e a Porta da Traição, esta última com influências mouriscas. Este é o segundo maior castelo da linha defensiva do Mondego.
- Castelos e fortes
- True
Características
- segunda-feira: 09:00-18:00
- terça-feira: 09:00-18:00
- quarta-feira: 09:00-18:00
- quinta-feira: 09:00-18:00
- sexta-feira: 09:00-18:00
- sábado: 09:00-18:00
- domingo: 09:00-18:00
horários
Monumentos perto de Castelo de Penela
Capela de São Lourenço
Capela datada de princípios do século XIX, constituída por uma nave única. Hoje em dia, funciona como uma capela funerária.
Capela de Nossa Senhora da Piedade
Capela simples datada do século XVIII, subsistindo a estrutura setecentista e um alpendre de construção posterior. Destaque para a pequena sineira em cantaria.
Castelo de Germanelo
Castelo mandado construir por D. Afonso Henriques no século XII. Juntamente com os castelos de Penela, Soure e Lousã, fazia parte da rede afonsina de fortifica…
Chafariz do Espinhal
Chafariz datado de 1885, com uma base retangular e duas bicas. A sua estrutura prolonga-se para os lados, formando dois bancos em pedra.
Pelourinho de Penela
Pelourinho com fuste cilíndrico rematado por uma pinha, onde estão gravados dois escudos da vila.