Avô
O nome desta aldeia teve origem no Couto de Avão, porque não havendo ponte sobre os cursos de água, rio Alva e ribeira de Moura, apenas se podia entrar no velho burgo a "vau" (ad vadum). Aqui viveu o poeta-guerreiro Brás Garcia Mascarenhas, autor do poema épico Viriato (século XVIII). Esta terra foi habitada pelos romanos, talvez os fundadores do castelo, em ruínas. Dos monumentos realçam-se a igreja matriz, presumivelmente mandada construir por D. Afonso Henriques, um solar quinhentista, um pelourinho e uma capela.
Contactos
Avô
3400,Avô
Características
Aldeias perto de Avô
Aldeia das Dez
Esta aldeia localiza-se na encosta norte do monte do Colcurinho (entre os 400 e os 500 metros de altitude) e com o rio Alvoco como pano de fundo. O seu povoame…
Bobadela
Foi sede de "municipium" na época romana, nos séculos I a IV a.C., tendo sido, mais tarde, sede de um pequeno concelho medieval. Do património arquitetónico de…
Lourosa
Esta aldeia tem como principal atrativo a igreja moçárabe, única na Península e que atesta a antiguidade da localidade, anterior à reconquista cristã. De grand…
São Gião
Aldeia muito antiga, localizada nas faldas da Serra da Estrela, que possui um troço de via romana. Destaca-se a igreja matriz, conhecida pela Catedral das Beir…