Forte de Nossa Senhora das Mercês de Catalezete
Em 1762, com a finalidade de reforçar as defesas da Fortaleza de São João da Barra, procedeu-se à construção de uma Bateria composta por um parapeito de alvenaria ao qual, anos depois, se adicionou um muro de pedra e cal, fechando o recinto. Muito danificado pelos sucessivos ataques, começou a ser alugada a particulares. Por ocasião da construção da Estrada Marginal, em 1942, foi restaurada. Em 1955 foi obtida a evacuação das instalações e passou a funcionar como uma colónia de férias.
- Castelos e fortes
- True
Características
Monumentos perto de Forte de Nossa Senhora das Mercês de Catalezete
Escultura à Porta do Mar - Nave Visionista
Escultura localizada na praia de Santo Amaro, erguida em homenagem aos Descobrimentos. É da autoria de Luís Vieira Baptista.
Escultura O Mergulho da Baleia
Escultura representando a cauda de uma baleia, localizada na marginal de Oeiras.
Forte de Santo Amaro / Forte do Areeiro
Fortificação semelhante à Bateria das Fontainhas, mas de construção mais recente. Foi projetada no início do século XX pelo major de engenharia António Augusto…
Forte de São João das Maias
Este pequeno forte, construído no século XVII, possui uma pequena capela com azulejos datados do século XVIII. Em 1976 o forte foi entregue aos serviços sociai…
Forte de São Julião da Barra
Este forte, construído num ponto estratégico que permitisse dominar a entrada da barra, foi uma das mais importantes praças de guerra portuguesas. É dos fortes…
Forte do Búgio
Forte do período filipino, localizado no rio Tejo, cuja construção teve início no século XVI. O primeiro farol foi instalado no local no século XVIII. Esta ori…