Castelo de Amieira do Tejo
Castelo mandado construir por D. Álvaro Gonçalves Pereira em 1350, tendo sido alvo de diversas modificações nos séculos seguintes. Este castelo integrava uma vasta linha de fortalezas e atalaias que protegiam as muito atacadas margens do rio Tejo. A sua conceção arquitetónica indica uma função orientada para a proteção e refúgio das populações. Em granito aparelhado, é um importante símbolo da arquitetura militar portuguesa da época. Implantado num local privilegiado, na margem do rio Tejo, possui uma boa vista panorâmica. Tem a forma de um quadrilátero e é flanqueado por quatro torres. A capela, situada no exterior das muralhas, foi edificada dois séculos depois do castelo, provavelmente por Dom António Prior do Crato.
Contactos
Praça Dom Nuno Álvares Pereira
6050-136,Amieira do Tejo
- tel:245410000245410000
- email: [email protected]
- 1,50€
- Castelos e fortes
Características
- quarta-feira: 09:00-17:30
- quinta-feira: 09:00-17:30
- sexta-feira: 09:00-17:30
- sábado: 09:00-17:30
- domingo: 09:00-17:30
horários
Monumentos perto de Castelo de Amieira do Tejo
Escultura As Jans
Escultura da autoria de Carlos Henrich (Simpósio Internacional de Escultura em Pedra de Alpalhão 2003).
Capela de Nossa Senhora da Sanguinheira
Monumento religioso composto por nave única, capela-mor e pequena sacristia. A fachada é de linhas simples, antecedida por escadaria e encimada por pequena Cru…
Capela de São João Baptista
Capela agregada ao Castelo da Amieira, de nave única, com fachada de linhas simples, caiada de branco, antecedida por um conjunto de escadas. No interior desta…
Capela do Calvário
Capela setecentista com cunhais de granito aparelhado na fachada principal. O interior é de uma nave com abóbada de berço. O interior é em granito a imitar mad…
Fonte dos Amores
Fonte de xisto incorporada no solo, com alguns degraus que conduzem à bica. Conta-se que outrora servia de ponto de encontro de casais apaixonados. Hoje está l…