Padrão de Vasco da Gama
Padrão comemorativo da vinda do Almirante Vasco da Gama à Nazaré, colocado neste local em 1939. De acordo com a tradição, o navegador, antes de embarcar à descoberta do caminho marítimo para a Índia, veio como peregrino à Senhora da Nazaré. Aqui, invocou a Sua proteção e trocou a grossa corrente de ouro que trazia, pelo colar de contas da Virgem. A lenda conta que, à passagem do Cabo das Tormentas, se levantou um grande temporal pondo em perigo barcos e homens. Nessa altura, o Almirante atirou o colar da Senhora às águas, que logo se acalmaram. Após o regresso a Portugal, Vasco da Gama regressou de novo ao Sítio da Nazaré, como romeiro, e agradeceu à Virgem as graças recebidas, oferecendo-lhe um precioso manto.
Contactos
Estrada do Farol
2450,Sítio
- Estacionamento exterior difícil
- Pelourinhos e cruzeiros
- True
Características
Monumentos perto de Padrão de Vasco da Gama
Fonte da Vila da Nazaré
Fonte de três bicas ornamentada com pilastras, pináculos e volutas em relevo, situada na estrada que liga a Nazaré à Pederneira.
Igreja da Misericórdia da Nazaré
Templo de estilo maneirista ornamentado com um conjunto de azulejos seiscentistas, representando a Nossa Senhora da Misericórdia e com altares de talha dourada…
Antigos Paços do Concelho da Pederneira
Provavelmente edificada no século XVI, só no século XVIII foi construído o frontão da porta principal e da cúpula da torre sineira. Casa brasonada com o escudo…
Busto de José Laborinho Marques da Silveira
Homenagem da Associação dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, ao Doutor José Laborinho Marques da Silveira, médico da região. Busto de 1986.
Capela de Nossa Senhora dos Aflitos
Capela construída em 1760, a mando dos monges cistercienses de Alcobaça, e dedicada ao culto da Nossa Senhora dos Aflitos. Destaca-se pela fachada, revestida a…
Capela de Santo António
Capela situada na marginal da Nazaré, mesmo em frente ao mar. Caracteriza-se por possuir nave única e uma capela-mor. Mas o grande destaque vai para a fachada,…