Pisão de Paredes do Rio
Este engenho hídrico aproveita a força motriz da água canalizada, funcionando como serra, moinho e pisão de tecidos de lã. A água põe em funcionamento os malhos que pisavam as teias de lã para fabricar o famoso Burel, a capa dos pastores. Destaque para a sua curiosa cobertura em colmo, que faz lembrar as cabanas celtas.
Contactos
Paredes do Rio
5470-092,Paredes do Rio
- Estacionamento exterior fácil
- Construções rurais e agrícolas
- True
Características
Monumentos perto de Pisão de Paredes do Rio
Forno do Povo de Paredes
Os fornos comunitários foram essenciais na subsistência dos povos do barroso. A massa era preparada em cada agregado familiar e depois levada para o forno da a…
Igreja de Paredes
Igreja paroquial maneirista datada do século XVIII, a apresentar uma planta longitudinal composta por uma nave única, uma capela-mor rectangular e uma torre si…
Mamoa 1 do Ramiscal
Mamoa bem visível na paisagem, localizada no cruzamento do caminho com a estrada municipal. Apresenta cerca de 14 metros de diâmetro máximo e dois metros de al…
Mamoa 2 do Ramiscal
Mamoa de grandes dimensões, bem visível na paisagem, localizada junto ao cruzamento do caminho com a estrada municipal. Apresenta cerca de 19 metros de diâmetr…
Mamoa 3 do Ramiscal
Mamoa situada junto ao cruzamento de um caminho com a estrada municipal, próxima de um poste de alta tensão. Praticamente já não se conserva o tumuli, apresent…
Mamoa da Portela da Mourela
Mamoa bem visível na paisagem, localizada no início do caminho que sai da EM 513 e liga ao posto de vigia da Mourela. Apresenta cerca de onze metros de diâmetr…