Castro de Outeiro
Castro estrategicamente implantado na margem direita do rio Cávado, no extremo Sul do planalto da Mourela, sobranceiro à ponte de Outeiro. Local de ampla visibilidade para Oeste, sobre a serra do Gerês.
Este povoado fortificado estende-se por cerca de cinco hectares, tendo um sistema defensivo composto por três muralhas que o circundam e um profundo e largo fosso do lado Este.
No interior, verificam-se amplas plataformas artificiais amparadas por espessos muros de suporte, onde se dispõem vestígios de construção de planta circular. Nos anos 90 ainda se cultivavam os terrenos que compõem o castro, vendo-se atualmente os muros de delimitação de propriedades construídos com pedras provenientes das construções castrejas. Do lado Sul, encostada à muralha mais interior, são notórias duas construções de planta circular. Os fragmentos de mós e escória de ferro são visíveis por todo o lado.
No sopé do castro foram encontrados três torques em ouro, atualmente em exposição no Museu Nacional de Arqueologia, dos quais existe uma réplica muito fiel na Pousada dos Pisões.
- Estacionamento exterior fácil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Castro de Outeiro
Castro de Parada / Cabeça do Castro
Castro implantado sobranceiramente à aldeia, do lado direito da estrada que liga Outeiro a Parada, num promontório granítico. Acredita-se que existiu aqui um p…
Gafaria
Acredita-se que, na época Medieval, era neste local que se depositavam os leprosos. Gafaria era o termo medieval para designar leprosaria, assim como gafo sign…
Povoado de Trindades
Povoado localizado a cerca de 750 metros para noroeste da aldeia de Outeiro, próximo da estrada 308-5, num local ocupado por propriedades agrícolas. Das estrut…