Castelo de Pitões das Júnias
No extremo setentrional da aldeia de Gerês, no topo de um pequeno outeiro, a cerca de 1130 metros de altitude, encontram-se nos afloramentos graníticos vários rasgos, que indiciam os alicerces de uma construção de planta quase rectangular. A par destes existem ainda encaixes circulares, na parte lateral dos mesmos penedos, idênticos aos usados nas ombreiras das portas para encaixe dos silhares superiores.
No local e sob o afloramento existe um singelo abrigo, onde foram encontrados pequenos fragmentos de cerâmica medieval. No topo existe uma pia, de formato quadrangular com 3,80 metros de comprimento, por 1,5 metros de largo e várias covinhas circulares. No parte superior foi colocada uma cruz em cimento e escrito o nome do Pe. Telmo e António Marto, o primeiro veio de África e isolou-se alguns anos em Pitões, o segundo é o actual bispo de Leiria.
- Estacionamento exterior difícil
- Locais arqueológicos
- True
Características
Monumentos perto de Castelo de Pitões das Júnias
Aldeia Velha do Juriz (Vestígios)
A cerca de 1000 metros para Sudoeste da aldeia de Pitões das Júnias e camuflado por um denso carvalhal encontra-se o povoado abandonado de Gerez. Conservam-se …
Igreja e Ruínas do Mosteiro de Santa Maria de Pitões das Júnias
Mosteiro cisterciense que remonta, provavelmente, à década de 40 do século XII, conservando importantes vestígios românticos, nomeadamente na nave longitudinal…
Mamoa 1 de Chã de Forninhos
Monumento funerário megalítico pertencente à Necrópole Megalítica do planalto da Mourela, localizado a cerca de 50/60 metros do cruzamento para Pitões das Júni…
Mamoa 2 de Chã de Forninhos
Monumento funerário megalítico pertencente à Necrópole Megalítica do planalto da Mourela, localizado junto a campos agrícolas, sobranceiros ao ribeiro de Campe…
Mamoa de Troncle
Monumento funerário megalítico pertencente à Necrópole Megalítica do planalto da Mourela, localizado sob uma linha de Alta Tensão. Encontra-se pouco visível n…