Galerias Romanas da Rua da Prata
Estas Galerias Romanas foram descobertas no subsolo da Baixa de Lisboa em 1771, na sequência do Terramoto de 1755, correspondendo a um criptopórtico, solução arquitetónica que cria uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios de grande dimensão. No início do século XX, estas galerias ficaram conhecidas como Conservas de Água da Rua da Prata, por serem utilizadas pela população como cisterna. Quando se encontram fechadas, têm um nível de água superior a um metro de altura, sendo, por isso, necessária uma operação de bombeamento da água para se aceder ao seu interior. O acesso às Galerias é feito através de um alçapão na Rua da Conceição, sendo ocasionalmente abertas ao público, normalmente duas vezes por ano.
Contactos
Rua da Prata / Rua da Conceição, 52-66
1100-161,Lisboa
- Multibanco
- Estacionamento exterior difícil
Características
Monumentos perto de Galerias Romanas da Rua da Prata
Arco da Rua Augusta
O Arco do Triunfo encontra-se na artéria turística mais importante da Baixa, a Rua Augusta. Uma obra do século XVIII, que simboliza a recuperação da cidade apó…
Centro Histórico de Lisboa
Desça a Avenida da Liberdade e vá à descoberta do centro histórico da cidade. Aqui, não faltam pontos de interesse. Na praça dos Restauradores destaca-se o maj…
Ermida de Nossa Senhora da Oliveira
Ermida que ocupa o piso térreo de um prédio pombalino de 3 andares. Apresenta, no exterior, um portal emoldurado de cantaria ornamental e tímpano, formado por …
Estátua de Dom José I
No centro da Praça do Comércio, encontra-se uma estátua datada de 1833, em bronze, representando Dom José I montando o seu cavalo, rodeado por anjos e cavalos …
Praça do Comércio / Terreiro do Paço
Situada na baixa pombalina, a Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço, é um espaço aberto, pedonal, com cafés e postos de venda ao ar livre. …