Passeio pela Cerca Fernandina
A Cerca Fernandina foi mandada construir em 1336 por D. Afonso IV, para substituir a antiga cerca alto-medieval. Esta obra só seria concluída em 1376, no reinado de D. Fernando, devendo-se a este facto o nome adotado. A cerca, com quase 5 km, delimitava a Lisboa Medieval mas, atualmente, só são visíveis determinadas partes da muralha. Acredita-se que iniciava do lado ocidental do Castelo de São Jorge, descia o vale da Mouraria, subindo depois a encosta do Monte de Sant'Ana e descendo pelo vale da Avenida, voltando a subir até ao Largo de S. Roque, passando pelo Largo do Chiado e prolongando-se até ao Tejo.
Contactos
Lisboa
1100,Lisboa
- História
- Baixa
Características
Atividades de passeio perto de Passeio pela Cerca Fernandina
Conjunto Urbano de Vila Berta
Pode aceder a este interessante conjunto pela rua do Sol à Graça, pelo beco do Forno do Sol ou pela travessa do Pereira.
À Descoberta de Alfama
Este bairro típico já foi, em tempos, um dos mais cosmopolitas de Lisboa. Situado entre o castelo e o rio, Alfama é um bairro histórico que nos faz recuar à ép…
À Descoberta de Belém
Conheça esta zona nobre da cidade, onde abundam museus, centros culturais, palácios, igrejas e outros monumentos. Entre estes merecem um olhar mais atento o Mo…
Avenida da Liberdade
Nesta avenida, situada em pleno coração de Lisboa, as marcas internacionais ocupam um lugar de destaque. Aqui vai encontrar, sobretudo, lojas de vestuário e ac…
Da Mouraria ao Castelo
O passeio começa na rua do Capelão. Depois, siga pela rua da Mouraria até à Igreja da Senhora da Saúde onde poderá apreciar o altar em talha e os belos azulejo…