Penha Garcia
Com o mesmo nome da serra onde se localiza, esta pequena aldeia, localizada na margem direita do rio Pônsul, tem origens num castro lusitano, sendo muitos os vestígios civilizacionais nesta região. Das quatro igrejas que terão existido na povoação, apenas a igreja do Espírito Santo, datada do século XVI, serve atualmente de local de culto. Duas outras estiveram em ruínas mas foram entretanto recuperadas (São Lourenço e São Sebastião). Realce ainda para os vestígios do castelo, o pelourinho (do reinado de Dom Sebastião), as casas senhoriais, os fornos comunitários, a barragem e os moinhos. Do artesanato local, destacam-se os adufes, as cobertas de trapos, as rendas e os trabalhos em madeira, cortiça e ferro.
Contactos
Penha Garcia
6060,Idanha-a-Nova
Características
Aldeias perto de Penha Garcia
Idanha-a-Nova
Vila localizada numa meia encosta, dominando uma vasta planície, onde o seu aspeto arcaico sobressai. As construções apresentam vestígios dos séculos XVI e XVI…
Idanha-a-Velha
Pequena aldeia localizada na margem direita do Rio Pônsul que, durante o período visigótico terá sido a imponente cidade Egitânia. Antes dos visigodos, acredit…
Monsanto
Pequena aldeia localizada na encosta do Cabeço de Monsanto, a 758 metros de altitude, conhecida como "a aldeia mais portuguesa de Portugal". A natureza agreste…
Segura
Povoamento raiano localizado num cabeço granítico rodeado de vinhas, hortas em socalcos e arvoredo, na margem direita do rio Erges. As ruelas estreitas e íngre…