Vulcão dos Capelinhos
Em setembro de 1957 a terra começou a tremer e, a partir daí, a Ilha do Faial nunca mais foi a mesma. Durante 13 meses, entre 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958, um fenómeno vulcânico transformou por completo esta ponta da Ilha do Faial em três fases eruptivas distintas. Em pânico, os habitantes da zona de Capelo e Praia do Norte puseram-se em fuga, ou para as ilhas vizinhas ou para os Estados Unidos. Hoje, pode-se ainda verificar os resultados da erupção: campos e casas soterrados, o farol dos Capelinhos completamente inutilizado (agora renovado para o Centro de Interpretação do Vulcão) e uma paisagem agreste, quase lunar.
- Estacionamento privativo
- Elementos naturais
Características
Recursos naturais perto de Vulcão dos Capelinhos
Poço das Asas
É num local densamente arborizado, longe de tudo e de todos, que encontramos esta cascata de extrema beleza. Situada perto da Praia de Almoxarife, as suas água…
Paisagem Protegida do Monte da Guia
Local de extrema beleza natural, encontra-se classificado como paisagem protegida devido a ser um local de nidificação de aves e de uma grande diversidade e ri…
Ponta Furada
Formação rochosa de origem vulcânica que cria uma língua em basalto sobre o mar. Se optar por um passeio de barco pelas redondezas, poderá visitar as belas gru…
Reserva Florestal Natural Parcial do Cabeço do Fogo
Ampla reserva florestal onde se encontra uma enorme diversidade e riqueza faunística e florística.
Reserva Florestal Natural Parcial do Vulcão dos Capelinhos
Este espaço reveste-se de grande importância geológica, para além do interesse por ser local de nidificação para algumas colónias de aves marinhas.