Começaram a ser construídos em 1912, "roubando" espaço à Ria, sendo inaugurados quatro anos depois. Atualmente, são um dos postais ilustrados da cidade e local de visita obrigatória, tanto para turistas como para residentes.
Esta empresa está intrinsecamente ligada à divulgação da fauna e da paisagem natural da ria Formosa. São efetuados variados passeios e diferentes experiências, onde são divulgadas informações sobre a fauna e a flora de cada percurso, assim como uma abordagem histórica da mesma.
Este centro de educação ambiental, localizado no Parque Natural da Ria Formosa, fornece toda a informação sobre este parque, para além de divulgar outras entidades de cariz ambiental. Aqui podemos visitar exposições, frequentar ateliers e visualizar filmes.
Igreja seiscentista que demorou 17 anos a ser construída. Na fachada destacam-se as seis grandes janelas numa disposição de edifício civil, sendo ornamentadas ao nível superior por motivos barrocos. No interior realça-se a decoração do arco triunfal e a escultura de Cristo crucificado que se encontra no altar lateral. Nas traseiras da igreja foi construída a Capela dos Aflitos, destacando-se o painel de azulejos com Cristo crucificado.
Museu instalado na antiga Casa do Compromisso Marítimo, constituído por uma sala interativa, um núcleo bibliográfico, uma sala de arqueologia, uma sala de despachos e uma sala de exposições temporárias.