Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Silves
Praia Dourada
- restauração
Rua da Praia, 11 - Vila Vita Park
8365-114, Armação de Pêra
Inserido no Vila Vita Park, na praia de Armação de Pêra, o restaurante Praia Dourada e o seu magnífico Beach Club serve um menu equilibrado com opções para partilha, saladas e grelhados de peixe e carne.
Vale Fuzeiros Nature Guest House
- hotéis
Cerro da Horta
8375-082, Messines
Nesta encantadora unidade de alojamento, concebida cuidadosamente para os amantes da Natureza, as ervas aromáticas locais assumem a temática da casa, dando o seu nome a cada um dos quartos. Dispõe de nove quartos decorados cuidadosamente num ambiente de campo moderno e elegante, uma piscina com vista panorâmica, uma sala de estar e refeições e um terraço com uma paisagem natural deslumbrante.
Teatro Mascarenhas Gregório
- arte
Rua Cândido dos Reis, 60
8300-126, Silves
Teatro de estilo italiano fundado por Gregório Mascarenhas em 1909. Após décadas de ruína, atualmente preserva o seu valor histórico e tem umas instalações que privilegiam a relação público/palco.
Ponte de Silves
- património
Ponte Romana
8300, Silves
Ponte Romana que atravessa o rio Arade, no seu ponto mais largo. É pedonal e tem cinco arcos de volta perfeita. Ponte medieval, cuja construção se arrastou por vários anos e com várias intervenções de reconstrução.
Museu João de Deus
- património
Rua Doutor Francisco Neto Cabrita, 1
8375-124, São Bartolomeu de Messines
Museu constituído por um espaço museológico, biblioteca e hemeroteca, espaço multimédia, ludoteca e sala polivalente. O espaço museológico representa a época em que João de Deus viveu. Estão expostas reproduções da vida e obra do poeta e pedagogo. A sala polivalente é destinada ao teatro, dança, concertos, recitais, exposições, colóquios, workshops e encontros literários.
Museu Municipal de Arqueologia de Silves
- património
Rua da Porta de Loulé, 14
8300-139, Silves
Espaço criado em 1990 por iniciativa da Câmara Municipal de Silves, e construído em torno do admirável Poço-Cisterna Almóada, tem como objetivo expor achados arqueológicos encontrados na região e na cidade. Cronologicamente ordenadas, as coleções do museu dividem-se em: pré-história, período romano, período muçulmano e período português (até ao século XVII). Realce para estelas funerárias da Idade do Ferro com registos da escrita do Sudoeste Peninsular, considerada a primeira escrita desta região.
Praia de Armação de Pêra
- praia
Praia de Armação de Pêra
8365, Armação de Pêra
Praia com areal extenso e convidativo frequentado, sobretudo, por turistas nacionais. A água é de boa qualidade e normalmente o mar é calmo. A extensão da praia permite longos passeios à beira-mar e diversos jogos. Além dos bares de praia que servem refeições, a avenida marginal encontra-se repleta de restaurantes e esplanadas com muito movimento.
Praia Grande
- praia
Praia Grande
8365, Armação de Pêra
Em 1998 foi classificada como "Praia Dourada", pois a sua localização contempla um dos poucos troços litorais do barlavento algarvio, onde, a um areal, se sucede um vasto campo de dunas de areia. Este cordão litoral arenoso é um habitat classificado e protegido. Há dois trilhos (o Poente e o Nascente), com dois quilómetros cada um. O percurso tem a duração de duas horas. É uma praia muito frequentada pelos adeptos do naturismo e pela comunidade gay.
Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines
- património
Rua do Arco, 3
8375-145, São Bartolomeu de Messines
Templo construído no século XVI, na transição do estilo manuelino para a renascença, apresenta uma interessante fachada barroca, acrescentada posteriormente, com paredes brancas e cantaria em grés vermelho. O esbelto púlpito e a correspondente escada de acesso, construído com mármores da região, é uma pequena obra-prima do barroco. A igreja possui também um valioso conjunto de imagens dos séculos XVI a XVIII, com realce para as dedicadas à Virgem.
Fortaleza de Armação de Pêra
- património
Largo da Fortaleza
8365-108, Armação de Pêra
A construção deste forte deveu-se essencialmente à defesa do lugar, como também das suas gentes, que se deslocavam da sede de Freguesia (Alcantarilha) para este lugar, para aqui se dedicarem à "arte da faina". Por volta de 1720 é construída dentro da Fortaleza, uma ermida em invocação ao padroeiro do forte. Hoje em dia é conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Aflitos.