Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Vila Franca de Xira
Alverca Padel Club
- lazer
Avenida Infante Dom Pedro - Centro Formação Futebol Clube de Alverca
2615-357, Alverca do Ribatejo
Este espaço dispõe de cinco campos cobertos de padel.
Barco Varino Liberdade
- património
Largo do Cais de Vila Franca de Xira
2600, Vila Franca de Xira
Embarcação típica do rio Tejo recuperada com o objetivo de aprofundar o contacto dos visitantes com o património náutico e natural do concelho. Este é um dos nove exemplares deste tipo de embarcações existente no mundo. Foi construído em Rio de Moinhos, em 1945. Transportou vinho, madeira, tomate e carregos de sal; esteve encalhado, quando este tipo de transporte caiu em desuso, mas foi recuperado em 1988 e em 1997. Para conhecê-lo nada melhor do que fazer um passeio rio acima.
Núcleo Museológico do Mártir Santo
- património
Rua Doutor Miguel Bombarda, 249
2600-197, Vila Franca de Xira
No Núcleo Museológico do Mártir Santo integra o conjunto edificado antigo, constituído pela Igreja, e o anexo que correspondia à antiga casa da Ermitoa. Destaque para uma fonte junto à capela-mor e para a Pedra de Armas de D. João VI no adro. Recebe regularmente exposições que permitem ao público a fruição de uma diversidade de bens remanescentes que, de outra forma, estariam afastados do domínio público.
Fábrica das Palavras - Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural
- património
Largo Mário Magalhães Infante, 14
2600-187, Vila Franca de Xira
Espaço de cultura e lazer, uma referência no concelho, com muito boas condições e com boa programação de atividades para todas as idades.
Mercado Municipal de Vila Franca de Xira
- compras
- património
Rua de Vasco da Gama
2600, Vila Franca de Xira
Edifício datado de 1920, de piso único e quatro fachadas, cada uma com um torreão ao centro. O interior desperta atenção graças aos 12000 azulejos que revestem o interior, da autoria de A. P. Gomes, além dos que decoram os torreões, também nos tons de azul e branco, representativos das quatro estações do ano. Existem ainda frontões, nas esquinas, alusivos ao mercado e às atividades que este representa.
Passadiços do Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo
- campo
Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo
2625-152, Póvoa de Santa Iria
Inseridos no Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo e parte integrante do Trilho do Tejo, estes passadiços são ideais para a prática de exercício físico, pelo seu grau de dificuldade reduzido e linearidade. Percorre a margem do estuário do rio Tejo, na zona da Póvoa de Santa Iria.
Igreja de Nossa Senhora de Alcamé
- património
Lezíria Grande do Tejo
2600, Vila Franca de Xira
Isolada em plena Lezíria, de arquitetura religiosa, barroca, a Igreja de Nossa Senhora de Alcamé está erguida sob uma plataforma elevada para evitar a entrada das águas. Da autoria do arquiteto José Manuel de Carvalho e Negreiros e datada do século XVIII, foi mandada construir pelo 1º Patriarca de Lisboa. É composta por nave única e capela-mor à mesma altura, correspondente à dupla sacristia e ao corpo de acesso à sineira. O altar é dedicado a Nossa Senhora da Conceição.
Casa-Museu Dr. Sousa Martins
- património
Largo do Cais, 2
2600-422, Alhandra
Fundado em 1964 está instalado na casa onde nasceu o Dr. Sousa Martins desde 1984, sendo uma parte do museu dedicada ao trabalho deste cientista e médico. O espaço apresenta quatro exposições permanentes: uma da indústria e outras atividades económicas, outra que repõe a memória de figuras ligadas ao teatro, escrita, história e música, uma exposição etnográfica e, ainda, uma exposição sobre o desporto.
Quinta Municipal de Nossa Senhora da Piedade
- património
Rua Padre Manuel Duarte - Palácio Quinta da Piedade
2625, Póvoa de Santa Iria
Conjunto patrimonial cuja fundação se liga à do Morgadio da Póvoa no século XIV. É composto por um palácio, igreja, ermidas, jardins e área agrícola. O museu está instalado num imóvel de interesse público
Museu do Neo-Realismo
- património
Rua Alves Redol, 45
2600-099, Vila Franca de Xira
Criado em 1990, este projeto desenvolveu-se sobretudo na área de arquivística e bibliografia com relevo para a incorporação de espólios literários. Tem como principal objetivo o estudo sobre a corrente neorrealista, disponibilizando informação sobre o tema. Exposições, workshops e concertos são algumas das atividades regularmente organizadas.