Igreja tardo-renascentista e barroca, datada do século XVI. É constituída por três naves e por duas capelas nos flancos. Destaque para a sua torre e para o conjunto arquitetural da cabeceira em pedra lavrada da renascença coimbrã.
Castelo mandado construir por D. Afonso Henriques no século XII. Juntamente com os castelos de Penela, Soure e Lousã, fazia parte da rede afonsina de fortificações de defesa das terras de Coimbra.
Local verdejante muito agradável, onde se localizam as famosas piscinas naturais e ainda um parque de merendas e um restaurante panorâmico. Espaço calmo e a oferecer belas vistas, ideal para passear e relaxar.
Situada perto da povoação de Espinhal, encontramos esta queda de água com 25 metros de altura. A ribeira que lhe dá origem é conhecida pela enorme riqueza em trutas e ainda por nela se situarem azenhas e um lagar. Nesta zona destacam-se interessantes e variados locais pitorescos.
Villa rural datada do século IV, apresentando uma arquitetura civil, privada e romana. Possui uma notável área de habitação, tanto em organização espacial como em decoração. Várias campanhas arqueológicas puseram a descoberto a parte residencial, com mosaicos completos e peristilo octogonal. Em 1988 descobriu-se o que se julga ser o bloco termal desta importante villa.