Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Golegã
Palácio do Pelourinho / Cadeia Comarcã e Posto da GNR
- património
Largo da Imaculada Conceição
2150-125, Golegã
Edifício nobre setecentista que já funcionou como cadeia comarcã e posto da Guarda Nacional Republicana, como estação de telégrafo e como Secretaria de Estado da Agricultura e Alimentação. Atualmente, funciona como museu.
Igreja Matriz da Azinhaga / Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
- património
Rua do Espírito Santo
2150-034, Golegã
Capela provavelmente construída na segunda metade do século XVII, a apresentar caraterísticas de arquitetura maneirista e barroca. É constituída por três naves de cinco tramos, uma capela-mor ladeada por capelas laterais, e uma torre sineira.
Igreja de Nossa Senhora dos Anjos / Igreja da Misericórdia da Golegã
- património
Rua José Relvas
2150-200, Golegã
Capela maneirista provavelmente construída em 1570. No século XVII foi revestida com azulejos e, no século XIX, foi colocado o retábulo do altar-mor. Destaque para o conjunto de azulejos de padrão policromo seiscentista que revestem as paredes.
Centro Hípico Lusitanus
- lazer
Largo Marquês de Pombal
2150-130, Golegã
Espaço onde se pode ter lições de equitação, passeios a cavalo, ou praticar hipismo. Dispõe de um picadeiro descoberto e um coberto, boxes, restaurante e bar.
Parque de Campismo Municipal da Golegã
- hotéis
Largo do Parque de Campismo, 7
2150-269, Golegã
O Parque de Campismo Municipal da Golegã, localizado junto ao centro histórico da Golegã, e nas proximidades da Lagoa da Alverca, é mercado pela paisagem da lezíria e pela charneca ao longe. É o local ideal para descansar e partir à descoberta da região, descobrindo a cultura e tradições das gentes locais. Nas proximidades do parque não faltam também iniciativas e atividades náuticas, entre outras atrações.
Azinhaga
- campo
- património
Azinhaga
2150, Golegã
Esta aldeia foi considerada a mais típica da região do Ribatejo, por conservar ainda alguns dos seus costumes tradicionais. Localiza-se na campina, onde predominam as culturas cerealíferas e é delimitada por olivais. Aqui evidenciam-se a ermida de São José, a Capela do Espírito Santo com as suas jarras de faiança do Juncal, a Capela de Santa Maria de Almonda, de interessante traça arquitetónica, a igreja paroquial, alguns solares, pátios e casas alpendradas. Os trajes típicos do campino e pescador são característicos desta região. Esta zona proporciona agradáveis passeios pedestres e apresenta condições para a prática de canoagem.
Jardim Público de Azinhaga
- campo
- lazer
Largo das Divisões
2150, Golegã
Espaço verdejante com canteiros relvados e floridos, um vasto arvoredo a oferecer sombra e um coreto.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
- património
Largo da Imaculada Conceição, 52
2150-166, Golegã
Templo quinhentista de três naves, separadas por arcos diafragma ogivais, onde sobressai, na fachada principal, um magnífico portal manuelino com um arco cairelado ladeado por colunas torsas. O interior, também manuelino, é enriquecido com alguns elementos modernos, como o púlpito renascentista e os azulejos setecentistas da capela-mor.
Casa-Estúdio de Carlos Relvas
- património
Largo Dom Manuel I
2150-128, Golegã
Casa construída entre 1871 e 1875, com o objetivo de acolher um laboratório e estúdio de fotografia. Da autoria do arquiteto Henrique Carlos Afonso, esta casa é um bom exemplo de arquitetura românica. No átrio, destaque para os tetos esculpidos e para quatro fotografias de Carlos Relvas.
Quinta da Cardiga
- património
Quinta da Cardiga
2150-265, Golegã
Junto ao rio Tejo encontra-se esta grandiosa quinta que pertenceu aos Templários da Ordem de Cristo. Neste espaço, mantêm-se elementos quinhentistas, como o portal manuelino, e azulejos seiscentistas e setecentistas. O conjunto de edifícios que a compõe é constituído por uma torre, uma capela, uma adega, um celeiro, um claustro e um palácio.