Os melhores locais para visitar
Descobrir novos lugares em Boticas
Parque de Campismo Virgílio António de Miranda
- hotéis
Avenida Avelino Alves Miranda
5460-301, Boticas
O Parque de Campismo de Boticas está localizado nas proximidades do rio Terva e dispõe de inúmeras facilidades e instalações para lhe proporcionar uma estadia calma e relaxante. Uma das atrações são sem dúvida as caminhadas, muito apreciadas pelos adeptos dos desportos de montanha. O parque também tem acesso às piscinas municipais, local ideal para se refrescar.
Casa do Pedro
- restauração
Largo da Capela, 4 - CM1035
5460-010, Vilarinho Seco
Espaço agradável, situado na Vila de Vilarinho seco. Só funciona por marcação, o preço médio da refeição é de 22.50 euros com tudo incluído.
Rio Beça
- restauração
EN311 - Carreira da Lebre - Hotel Rio Beça
5460-125, Boticas
O restaurante Albergaria Rio Beça, na localidade de Carreira da Lebre, está inserido na Albergaria com o mesmo nome, dedicando-se a servir, essencialmente, pratos com a tradicional carne Barrosã. Os peixes e o Javali também aparecem na ementa, bem como a feijoada transmontana, mas é a vitela quem recolhe as preferências dos visitantes. Naquinhos de Vitela Barrosã, Picanha de Vitela Barrosã e ainda Filet Mignon de Vitela Barrosã são opções incontornáveis, perfeitas para degustar enquanto se observa a magnífica paisagem da sala envidraçada do restaurante. Os mais novos podem deliciar-se com um hambúrguer de vitela, e para os amantes de …
Marialva
- restauração
Rua 5 de Outubro, 34
5460-304, Boticas
O aspeto do Restaurante Marialva, em Boticas, faz lembrar um café de centro de vila, e pouco diz da qualidade e da excelência da comida que ali se pode provar. Ultrapassado o impacto visual inicial, descobre-se dentro da espaçosa e confortável sala interior uma farta carta onde os produtos regionais são sabiamente trabalhados, potenciando sabores e tradições. As trutas recheadas com presunto são uma boa opção, mas aqui, a vitela é a estrela da ementa. Serve-se sob a forma de Costeleta de Vitela Barrosã, Bife de Vitela Barrosã, ou em avantajado e suculento Naco de Vitela Barrosã. Termine a refeição …
Parque do Ribeiro do Fontão
- campo
- lazer
Ribeiro do Fontão
5460, Boticas
A envolvente das margens do Ribeiro do Fontão, cujas águas serpenteantes representam um dos elementos mais simbólicos e mais presentes nas paisagens Botiquenses, apresenta-se como um espaço único: o verde dos jardins, que faz lembrar as verdejantes pastagens naturais, é entrecortado por passeios, sebes ou árvores, um moinho, um canastro e a escultura a Miguel Torga, junto à qual se encontram trechos dos seus escritos sobre os lugares do concelho por onde passou.
Vilarinho Seco
- campo
- património
Vilarinho Seco
5460, Vilarinho Seco
Situada no sopé da Serra de Alturas do Barroso, Vilarinho Seco é uma das mais bem preservadas e características aldeias barrosãs. Os espigueiros em granito, as casas com telhados de colmo e a alguns habitantes envergando os trajes tradicionais, criam uma interessante atmosfera tradicional. Um largo com o tanque, o cruzeiro e a capela, impressionante exemplo da arquitetura popular, salientam-se no centro da povoação. Possui um forno comunitário.
Boticas Hotel Art & Spa
- hotéis
Rua Gomes Monteiro, 5
5460-304, Boticas
O Boticas Hotel Art & Spa, em Boticas, é uma unidade de quatro estrelas no coração do Alto Tâmega e Barroso. Localizado mesmo ao lado do Centro de Artes Nadir Afonso, o conhecido pintor da terra, o edificio de arquitetura moderna, tem como mote a arte contemporânea. Dispõe de 42 quartos e duas suites, bem como um Health Club, com piscina interior aquecida e diversos tratamentos. O restaurante da unidade, com uma ementa baseada na cozinha tradicional, mas com uma apresentação contemporâneade, dispõe de uma carta de vinhos que dá grande destaque aos vinhos do Douro e de Trás-os-Montes. Na …
Repositório Histórico do Vinho dos Mortos
- património
Rua de Santo Aleixo, 29
5460-330, Boticas
Pequeno núcleo museológico dedicado à temática do “Vinho dos Mortos”. Foram as Invasões Francesas que vieram originar o aparecimento deste que hoje é um verdadeiro ex-libris de Boticas. Foi durante a 2ª Invasão Francesa (1808) e em face do avanço das tropas comandadas pelo General Soult, que na sua passagem tudo saqueavam, pilhavam e destruíam, que a população de Boticas, para tentar defender o seu património, decidiu esconder, enterrando, o que tinha de mais valioso. O vinho foi enterrado no chão das adegas, no saibro, debaixo das pipas e dos lagares. Mais tarde, depois dos franceses terem sido expulsos, os …
Ecomuseu de Barroso - Museu Rural
- património
Largo de Santo Aleixo
5460-330, Boticas
O Museu Rural de Boticas, integrado na rede de pólos museológicos do Ecomuseu de Barroso, procura mostrar aos visitantes o que caracteriza o concelho de Boticas, evidenciando aspetos específicos da cultura material e da imaterial, de maneira a mostrar as formas de vida praticadas, a interação do Homem com o meio envolvente a nível físico e espiritual e a cultura local nas suas diversas manifestações. Este polo encontra-se instalado numa antiga unidade agrária que integrava uma casa senhorial de três pisos e, separado por um pátio, uma adega com lagar onde funciona uma loja de venda de artesanato.